Nasa captura imagens do eclipse solar 'anel de fogo'; veja vídeo
O nome popular do eclipse anular foi dado porque, quando o raro evento ocorre, o sol não é completamente coberto pela lua e pareça um "anel de fogo"
Um fenômeno astronômico raro aconteceu na manhã desta quinta-feira (10). O evento teve início às 5h12 da manhã (horário de Brasília). Este tipo de eclipse solar é popularmente conhecido como "anel de fogo". Apesar de não poder ter sido visto no Brasil, o evento foi captado pela NASA TV.
O fenômeno pôde ser visto completamente por pessoas que estavam no Canadá, Rússia, Groelândia e Sibéria. Em regiões canadenses e russas, o sol ficou até 88% coberto pela lua. Já moradores das partes nortes do globo terrestre, como Reino Unido e os Estados Unidos, puderam contemplar o anel de fogo parcialmente.
O nome popular ao eclipse anular foi dado porque, quando ele ocorre, o sol não é completamente coberto pela lua. Isso faz com que um contorno de luz solar em formato de anel fique visível e pareça um "anel de fogo". De acordo com a Nasa, só em outubro de 2023 o Brasil poderá um outro fenômeno como este.