Lattes, plataforma do CNPq com currículo de cientistas, fica fora do ar pelo quarto dia consecutivo
A plataforma é utilizada como padrão nacional para o registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior. É nele que os estudantes brasileiros acessam seus currículos registrados no Lattes
Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, chegaram nesta terça-feira, 27, ao quarto dia fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas e outras operações ligadas à pesquisa. O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Segundo o órgão, o problema foi identificado no sábado.
"Não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível", informou o CNPq, no sábado. Nesta segunda-feira, 26, o conselho informou que "segue em esforço conjunto" com o MCTI para o restabelecimento dos sistemas. A causa da indisponibilidade não foi informada. "A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rápido possível."
O conselho também negou que os dados dos pesquisadores e estudantes tenham se perdido com a instabilidade. "O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes", afirmou em nota.
Ainda segundo o CNPq, o pagamento das bolsas implementadas não será afetado. Além de que todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos. Os de ofício, serão prorrogados. “Para demais dúvidas, será criado um canal específico a ser divulgado em breve, além da nossa Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000”, escreveu em uma rede social.
Repercussão
Nas redes sociais, diversos estudantes, pesquisadores e políticos reclamaram do problema, já que o acesso ao currículo virtual é imprescindível para os acadêmicos. A plataforma também serve como base curricular para análise e concessão de benefícios e bolsas de fomento à ciência, tecnologia e inovação.
O LATTES ESTÁ FORA DO AR.
Uma placa da base de dados do CNPq queimou. Não tem previsão de retorno, não tem expectativa de recuperação dos dados.
Motivo: o governo não destina recurso para possibilitar o BACKUP dos dados de TODOS os pesquisadores brasileiros.
— Querino Neto (@querinoneto) July 27, 2021