exoneração

Governo Bolsonaro demite presidente do CNPq, João Luiz de Azevedo

O ex-presidente do órgão de fomento à pesquisa só soube da exoneração por publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (17)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/04/2020 às 14:23 | Atualizado em 17/04/2020 às 15:21
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo. - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a demissão do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na quinta-feira (16), o governo Bolsonaro demitiu, nesta sexta-feira (17), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo. O órgão já estava sem orçamento e prestígio.

Azevedo não chegou a ser informado sobre a demissão e só soube após a publicação no Diário Oficial da União desta sexta. Agora, quem assume o lugar dele é o pesquisador Evaldo Ferreira Vilela, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O CNPq tem ligação com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), órgão responsável pela produção científica no País, que financia projetos e pesquisadores, liderado pelo astronauta Marcos Pontes.

No ano passado, o governo federal só conseguiu verba para pagar as bolsas no fim do ano, e a parte destinada à compra de equipamentos também teve redução. Com isso, o CNPq sofreu um grande esvaziamento orçamentário. Já em 2020, o CNPq foi preterido pelo MTCIT na distribuição de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Comentários

Últimas notícias