CORONAVÍRUS

Covid-19: Ceará confirma 1º caso da variante Alfa e soma 43 casos da Delta

O paciente é um turista de Minas Gerais de 64 anos que apresenta sintomas leves. Em isolamento desde o diagnóstico positivo, o homem está sendo monitorado e passará por novos testes

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 18/08/2021 às 23:02
Notícia
X

O primeiro caso da variante Alfa do coronavírus foi confirmado no Ceará nesta quarta-feira, 18. O paciente é um turista de Minas Gerais de 64 anos, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em isolamento desde o diagnóstico positivo, o homem está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Paralelamente, o número de casos confirmados da variante Delta no território cearense chegou a 43. A matéria é do jornal O Povo para a Rede Nordeste.

O turista apresenta sintomas leves. Sua carga viral e potencial de transmissão serão medidos em nova coleta, assim como o estudo de anticorpos. O teste foi realizado Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, enquanto a análise genômica ficou a cargo da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Quanto a variante Delta, o número de casos confirmados subiu de 16 na quarta-feira passada para 43 hoje. Do total, três casos foram infectados por transmissão comunitária. Outros 12 ainda estão sendo rastreados pelo Cievs. Os casos da variante Delta acometeram 24 mulheres e 19 homens, residentes de 20 cidades cearenses, além de Nova Friburgo (RJ) e São Paulo.

Os municípios do Ceará com casos confirmados da Delta são: Fortaleza, Sobral, Eusébio, Monsenhor Tabosa, Caucaia, Choró, Hidrolândia, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Nova Russas, Paraipaba, Poranga, Quixeramobim, Redenção, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Tags

Autor