Localização, economia, pontos famosos: conheça Araçatuba, palco do ataque que chocou o Brasil
Assalto a banco deixou três mortos e causou pânico na cidade do interior de São Paulo
A cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, foi vítima de uma quadrilha fortemente armada na madrugada desta segunda-feira (30). Com o objetivo de assaltar três bancos que ficam no município, o grupo fez reféns de escudos humanos, tocou tiros com policiais e implantou explosivos por vias, provocando morte e pânico entre a população. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi o ataque mais violento da prática que ficou conhecida como "novo cangaço" nos últimos dois anos.
- Assalto em Araçatuba: quadrilha invade banco, troca tiros com a polícia e faz moradores reféns no interior de São Paulo
- Após assalto a banco com mortes, prefeito de Araçatuba pede que população não saia de casa; aulas foram suspensas
- Morador morreu em Araçatuba após tentar filmar ação de quadrilha, diz capitão
A ação botou o município, até então pouco conhecido nacionalmente, nas manchetes dos noticiários brasileiros. Araçatuba é uma cidade de área 1.167 km² e tem uma população estimada em 119.210 mil habitantes, segundo o IBGE. O município fica a 519 quilômetros da cidade de São Paulo, capital do Estado.
A cidade é uma importante centro produtivo de gado do Brasil. Por isso, desde os anos 60, ficou conhecida como "Cidade do Boi Gordo. Em 2009, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba participaram de um grupo internacional de cientistas que decifrou o genoma do gado bovino. A descoberta contribuiu para a melhoria da qualidade da carne e do leite no mundo.
Fora o forte parque industrial, o turismo, também, é um dos pontos fortes da economia de Araçatuba. Em 2019, a cidade foi transformada em Município de Interesse Turístico pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Um dos pontos turísticos mais visitados é a Lagoa José Miranda ou, como é popularmente conhecida, "Lagoa do Miguelão". Grande área verde, que fica próxima a um zoológico, o local é muito frequentado por turistas e moradores. Além disso, a pesca esportiva e os esportes náuticos têm elevado o número de visitas ao município.
Ataque à Araçatuba
Uma quadrilha fortemente armada invadiu uma agência bancária localizada no centro da cidade de Araçatuba, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (30). De acordo com os relatos dos moradores nas redes sociais, após o ataque ao banco, os criminosos trocaram tiros com a polícia e, logo em seguida, abordaram pedestres e motoristas e os fizeram como reféns. Informações da Polícia Militar apontam que pelo menos três pessoas morreram, dois moradores e um criminoso.
Nos vídeos a seguir, que foram divulgados pelo Twitter, é possível ver os moradores da cidade sendo feitos de escudo humano para que a quadrilha pudesse fugir.
Na fuga, os reféns foram amarrados nos veículos. Tentativa de impedir qualquer contra-ataque da polícia ao grupo. Deus guarde essas pessoas e todos de Araçatuba. Todas as agências bancárias do centro foram invadidas - informações preliminares. pic.twitter.com/lu0hBlcTCu
— Yuri Macri (@yurimacri) August 30, 2021
Os criminosos teriam utilizado pelo menos dez veículos para realizar o ataque. Explosivos com infravermelho foram espalhados em pontos estratégicos do município para retardar a ação dos policiais. Um ciclista teria sido atingido durante uma detonação de explosivo. Os criminosos também atearam fogo em veículos.
Além disso, de acordo com a polícia os criminosos fecharam algumas entradas da cidade e bloquearam a base da PM, para impedir que fossem seguidos pelos policiais, ou que novos efetivos chegassem ao município.
Morador foi morto após tentar filmar ação
De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, um dos mortos pela quadrilha é um morador da cidade. Ele havia deixado a mulher no trabalho e voltou para a região central, onde ficam as agências, para filmar a ação dos criminosos. Ele foi morto a tiros pelos bandidos. Outro dos mortos é um suspeito, que teria resistido à abordagem dos policiais na zona rural.
Um outro morador teve a perna amputada após ser atingido por um explosivo plantado pela quadrilha. O homem deles atingiu um morador, que passava pelo local de bicicleta. Moradores da cidade tiveram de esperar pela varredura de explosivos para sair de casa.