Atividades vulcânicas

Por que acontece a erupção de um vulcão? Onde ficam as Ilhas Canárias? Há vulcão no Brasil? Entenda

Diversas pessoas ficaram curiosas sobre como ocorre as atividades vulcânicas após a erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 19/09/2021 às 18:13 | Atualizado em 20/09/2021 às 13:35
Notícia
X

As imagens da erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias, neste domingo (19), despertaram em várias pessoas curiosidades sobre o fenômeno. Diversos questionamentos surgiram, tipo "por que um vulcão entra erupção?", "o que a erupção de um vulcão pode causar?", etc. Para entender bem a atividade vulcânica é preciso saber o que é, de fato, um vulcão.

O que é um vulcão?

Um vulcão é uma estrutura geológica, formado por massa de rochas fundidas pela alta temperatura, onde há uma abertura no solo, pela qual é expelido material magmático (lavas). Geralmente, surgem por meio de entre as placas tectônicas, que, ao se chocaram, provocam elevações na superfícies.

Por que acontece a erupção de um vulcão?

Um vulcão entra em erupção devido a movimentação das placas tectônicas. Ao movimentar-se, essas placas provocam agitação do material magmático (lavas). Esse movimento, associado às altas temperaturas no interior da Terra, faz com o que as lavas sejam expelidas.

Há vulcões no Brasil?

No Brasil, não existe vulcões. Isso pode ser explicado porque o território do nosso País estar localizado em cima de uma placa tectônica. Além disso, o relevo brasileiro é considerado geologicamente antigo, portanto já foi desgastado por agentes erosivos. Com isso, a existência das crateras vulcânicas foi afetada.

Há cerca de 200 milhões de anos, no período da era Meszoica, aconteciam atividades vulcânicas no território Brasileiro. Esse fenômeno era concentrado, quase que exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste.

Onde ficam as Ilhas Canárias?

As Ilhas Canárias formam um arquipélago administrado pela Espanha. As ilhas surgiram, justamente, a partir de erupções vulcânicas que aconteceram há milhões de anos. Apesar de pertencer ao país europeu, o arquipélago fica mais próximo da costa do Marrocos, no norte da África. Seu território soma 7.447 km2, com uma população de cerca dois milhões de habitantes.

O arquipélago é composto pelas ilhas Tenerife, Gran Canaria, La Palma (onde acontece a erupção do vulcão atualmente), La Gomera, Ferro, Lazarote e Fuerteventura, além de algumas outras ilhotas. Para o governo espanhol, as ilhas formam a Comunidade Autônoma das Canárias e se dividem em duas províncias, Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas.

 

Tags

Autor