IMUNIZAÇÃO

Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta sexta; veja esquemas no Recife e em Olinda

Objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 30/09/2021 às 23:53 | Atualizado em 01/10/2021 às 0:00
Notícia
X

Para atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, o Ministério da Saúde inicia, nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021, que segue até 29 de outubro. Em todo o País, cerca de 45 mil postos de vacinação estarão abertos para disponibilizar as doses dos 18 imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da faixa etária. No Recife, 150 salas de vacina da prefeitura estarão prontas para receber o grupo.

Estarão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

As doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação da Secretaria de Saúde do Recife é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

Em Olinda, os imunizantes estão disponíveis nas unidades de atenção básica e especializada da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Alerta

No lançamento da campanha, nessa quinta-feira (30), o secretário de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), Arnaldo Medeiros, alertou para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. "Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo - reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do Governo Federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente", pediu o secretário.

O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, afirmou que a campanha será um sucesso, já que os brasileiros têm uma cultura de vacinação. O "Dia D" da campanha será realizado no próximo dia 16.

"Na vacinação da Covid-19, por exemplo, temos mais de 90% da população adulta com a primeira dose, e estamos chegando perto do patamar de 60% da população vacinável com as duas doses. Isso mostra que o brasileiro tem, sim, cultura vacinal. E a gente espera que, ao longo desses 30 dias, isso seja comprovado. O objetivo dessa imunização, como o secretário Arnaldo colocou muito bem, é evitar que algumas doenças que já estão erradicadas voltem, e mais do que isso: proteger a vida dessas crianças. As crianças são o futuro do nosso País", disse.

Tags

Autor