BRASIL

Pegadas de dinossauro são encontradas por pesquisadores no Rio Grande do Norte pela primeira vez

Os animais teriam vivido na Terra há mais de 120 milhões de anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 06/10/2021 às 11:51
Notícia
X

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encontraram vestígios de dinossauros em área pertencente ao estado. O feito é inédito. De acordo com os pesquisadores, os achados se referem a pegadas de duas espécies diferentes: um saurópode, com cerca de 9 a 12 metros de altura, e um ornitópode, com cerca de 8 metros de comprimento. Os animais teriam vivido na terra há mais de 120 milhões de anos.

>> Pesquisadores apresentam dados inéditos sobre dinossauro brasileiro

Divulgação/UFRN
Pegadas de dinossauro são encontradas no Rio Grande do Norte. - Divulgação/UFRN
Divulgação/UFRN
Pegadas de dinossauro são encontradas no Rio Grande do Norte. - Divulgação/UFRN
Divulgação/UFRN
Pegadas de dinossauro são encontradas no Rio Grande do Norte. - Divulgação/UFRN

O processo de descoberta e identificação foi publicado em artigo publicado na edição especial em homenagem a Diógenes de Almeida Campos do periódico “Anais da Academia Brasileira de Ciências”, em 27 de setembro. A pesquisa foi feita em parceria com outras instituições.

Os rastros dos animais foram encontrados na Fazenda dos Pingos, um icnosítio localizado na Formação Açu da Bacia Potiguar, próximos à cidade de Assu, a cerca de 200 km da capital, Natal. As duas espécies identificadas teriam vivido no período Cretáceo e seriam herbívoras - com a alimentação baseada em folhas.

Os saurópodes são os famosos pescoçudos, retratados em muitos desenhos infantis e brinquedos. Já os ornitópodes tinham como características as patas que lembram as de aves.

Arte: Guilherme Gehr
Reconstrução artística dos produtores de vestígios, mostrando o provável ambiente de vida dos animais - Arte: Guilherme Gehr

Bacia do Potiguar

Outros vestígios de vidas primitivas e fósseis de dinossauros já foram encontradas anteriormente na Bacia Potiguar. No entanto, as descobertas foram na parte da formação geológica que pertence ao Ceará. “Embora não tenham sido localizados ainda fósseis de dinossauros no RN, as pegadas descritas pelo trio de pesquisadores comprovam, de forma definitiva, que os gigantes do passado estiveram sobre o solo norte-rio-grandense”, explica a universidade.

Tags

Autor