TRAGÉDIA

O que provocou o incêndio da boate Kiss? Quem são os réus? Relembre tragédia; julgamento começa nesta 4ª

Oito anos após o incêndio da boate Kiss, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um julgamento decidirá o futuro dos quatro réus, suspeitos de serem responsáveis pelo ocorrido

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/11/2021 às 16:05 | Atualizado em 01/12/2021 às 19:35
Notícia
X

Uma das maiores tragédias brasileiras se encaminha para o desfecho nesta quarta-feira (1º). Oito anos após o incêndio da boate Kiss, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um julgamento decidirá o futuro dos quatro réus, suspeitos de serem responsáveis pelo ocorrido. Confira as principais dúvidas sobre o caso:

>> Tragédia da Boate Kiss vai se tornar minissérie na Netflix; confira os detalhes da produção

Quando será o julgamento dos quatro acusados pelo incêndio na boate Kiss?

O julgamento se inicia no dia 1º de dezembro, no Tribunal do Júri de Porto Alegre, no Plenário do 2° andar do Foro Central I, na Capital. O momento será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no Youtube.

De acordo com o TJ-RS, a previsão é que os trabalhos do júri sejam divididos em três turnos (manhã, tarde e noite), a partir das 9 horas. Durante o julgamento, serão ouvidas 14 vítimas - indicadas pelo Ministério Público, pelo assistente de acusação e pela defesa de Elissandro Spohr -, além de 20 testemunhas.

Quantas pessoas morreram no incêndio da boate Kiss?

Os réus Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann- sócios da casa noturna - e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão - integrantes da banda que apresentou show pirotécnico na noite do incêndio - são acusados de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e emprego de meio cruel) por 242 vezes, e tentativa do mesmo crime por mais 636 vezes (número de sobreviventes identificados).

Quando aconteceu o incêndio na boate Kiss?

A tragédia na boate Kiss aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013.

O que provocou o incêndio na boate Kiss?

Segundo investigações, o incêndio na casa de show começou por volta das 2h30 da madrugada, após um dos músicos acender um sinalizador de uso externo. As faíscas lançadas pelo equipamento entraram em contato com a espuma de isolamento acústico, o que causou a combustão.

Quem estava na boate Kiss?

A casa de show abrigava a festa “Agromerados”, organizada por cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde reuniu centenas de jovens. Estima-se que cerca de 1.300 pessoas que participavam de uma festa universitária. A casa noturna tinha capacidade para 690 pessoas.

Quais eram as irregularidades da boate Kiss?

Além de atuar fora da capacidade de público, o estabelecimento operava com uma série de irregularidades. Os extintores de incêndio do local estavam em número insuficiente e fora do prazo de validade. Não havia também sinais luminosos que indicassem as saídas.

A casa noturna funcionava sem alvará, pois estava com o processo de renovação em andamento. O alvará da boate havia vencido em 10 de agosto de 2012. Havia apenas um acesso no local, usado tanto para entrada quanto para saída.

A perícia também concluiu, na época, que os dutos de ar eram ineficientes e estavam parcialmente obstruídos por janelas basculantes, impedindo que parte da fumaça saísse para o ambiente externo. 


 

Tags

Autor