CRIME

PF faz operação contra fraudes na compra de remédios de alto custo usados em tratamentos de doenças raras

Os insumos eram comprados com dinheiro público

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 30/11/2021 às 13:00
Notícia
X
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 30, a Operação Rarus contra supostas fraudes envolvendo a entrega de medicamentos de alto custo comprados com dinheiro público para pessoas portadoras de doenças raras após decisões judiciais.
Agentes cumprem oito mandados de busca em São Paulo e no Distrito Federal expedidos pela 12ª Vara Federal Criminal de Brasília. A ofensivas miras possíveis crimes de corrupção e violação de sigilo funcional.
De acordo com a PF, as investigações apontam que, entre 2015 e 2018, as ações judiciais eram "patrocinadas por uma indústria farmacêutica que se valia de uma associação de pacientes para induzir médicos a prescreverem os seus produtos".
Os investigadores apuram também se há pacientes que não possuíam a indicação médica para o uso de tais medicamentos e se houve envolvimento de dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em possíveis atos de corrupção.
As apurações contaram com o apoio da Controladoria-Geral da União.
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo entrou em contato com a Anvisa, por e-mail, e deixou o espaço aberto para manifestações.
 

Tags

Autor