CHUVAS

Fortes chuvas deixam mais de 11 mil desalojados na Bahia e governador pede ajuda a outros Estados

Pelo menos 17 pessoas morreram por causa dos efeitos do mau tempo desde novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 25/12/2021 às 20:10 | Atualizado em 25/12/2021 às 21:26
Notícia
X

As intensas chuvas registradas na Bahia, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Estado, que já deixaram mais de 11 mil pessoas desalojadas e pelo menos 4 mil desabrigadas até este sábado (25/12), forçaram o governador Rui Costa a pedir ajuda a outros Estados. Já são 19 municípios sofrendo com inundações. Desde o início de novembro, já são 17 mortes, a última registrada na quinta-feira (23/12), segundo balanço da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Um total de 66 municípios encontram-se em situação de emergência em função dos temporais nas últimas horas.


"Estamos totalmente mobilizados, tomando todas as medidas, para assegurar o apoio necessário às vítimas das fortes chuvas que atingiram a Bahia neste Natal", declarou neste sábado em mensagem de vídeo o governador da Bahia, Rui Costa, ao anunciar a criação de uma base de apoio em Ilhéus, no Sul do Estado. Os governos federal e estadual montaram neste sábado uma operação conjunta, com a colaboração de outros estados, para mobilizar pessoal, aeronaves e equipamentos e socorrer os moradores das áreas alagadas. O número de desalojados chegou a 11.260 e o de pessoas que precisam de abrigo subiu para 4.185, de acordo com os últimos dados da Sudec sobre os municípios atingidos, entre eles Guaratinga, Itororó e Coaraci.

 

Também foram registrados inundações e interrupções no tráfego em 17 estradas, algumas atingidas por deslizamentos de terra ou de pedra, informou a secretaria de infraestrutura local. Em uma mostra do fenômeno climático, a capital Salvador acumulou até sexta-feira 250 mm de chuva no mês, um número cinco vezes maior que a média histórica de 58 mm para dezembro, indicou a Defesa Civil.

No Twitter, muitos moradores publicaram relatos e vídeos das inundações. E o alerta sobre a região deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul da Bahia continua com status de Perigo e Perigo Potencial para chuvas intensas.

Mais chuvas

Nas áreas mais graves, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.

Tags

Autor