Anvisa recomenda à Saúde suspensão provisória da temporada de cruzeiros
Desde o início da temporada de cruzeiros, 301 pessoas já testaram positivo para a doença
Após o aumento repentino de casos de covid-19 detectados em cruzeiros ao longo da costa brasileira e a rápida disseminação da variante ômicron pelo mundo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. A medida aconselhada nesta sexta-feira (31) tem caráter preventivo e sugere esperar até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.
Dois navios tiveram atividades interrompidas na sexta-feira. O Costa Diadema, que estava atracado em Salvador (BA), e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos (SP), somavam 146 casos confirmados de covid-19 entre tripulantes e passageiros até essa quinta-feira (30). A Anvisa está monitorando os surtos da doença.
De acordo com nota técnica da agência, desde o início da temporada de cruzeiros, 301 pessoas já testaram positivo para a doença.
A retomada das operações dos cruzeiros para a temporada de 2021/2022 foi prevista em um cenário epidemiológico anterior à identificação da variante ômicron - notificada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro.
A recomendação da Anvisa tem caráter de aviso, as atividades de cruzeiros só poderão ser alteradas diante de decisões de ministérios, como o da Saúde.