Diagnóstico

'Flurona': RJ, SP e Ceará registram casos de infecção dupla por covid e influenza

No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 03/01/2022 às 21:23 | Atualizado em 03/01/2022 às 21:47
Notícia
X

Os casos de coinfecção por covid-19 e influenza já foram registrados no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Ceará. Esse fenômeno está sendo chamado de "flurona", uma junção do nome das duas doenças.

No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos. À Folha de S. Paulo, a mãe do jovem disse que ele começou a apresentar sintomas leves, como coriza e febre baixa, na última quarta-feira (29). Como o filho continuou com o mesmo quadro, ela decidiu levá-lo para fazer um teste no dia seguinte e foram apontadas a coinfecção.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que ainda não confirmou a dupla infecção e que, em geral, os casos são notificados pela doença com maior gravidade, no caso a covid-19. "É importante ressaltar que ainda não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado."

Segundo informações da TV Globo, um segundo caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Já no Ceará, o governo confirmou três casos de coinfecção, todos eles em Fortaleza. Trata-se de duas crianças de um ano, cujos quadros clínicos não foram graves e que já receberam alta, e de um homem de 52 anos que não precisou ser internado.

Segundo a Secretaria da Saúde do estado, não se sabe ainda qual cepa do coronavírus infectou os três. A pasta informou, porém, que os pacientes foram contaminados pela H3N2, uma das cepas da influenza.

São Paulo

Um dos relatos em São Paulo foi o da jornalista Giulia Fernandez, que recebeu a confirmação para covid-19 e influenza na mesma ocasião. Os testes foram feitos no dia 20 de dezembro em um hospital particular.

"Como meus sintomas começaram no mesmo dia e fiz teste no mesmo dia, e os dois deram positivo, o período de isolamento foi o mesmo, 10 dias. Mas foram dias muito complicados, quatro dias de cama que eu não conseguia levantar, e a partir disso fui melhorando aos pouquinhos", contou.

Israel

Os diagnósticos de "flurona" começaram a chamar atenção quando autoridades de Israel confirmaram o caso de dupla infecção em uma grávida. A mulher estava internada no Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva.

Segundo informou o hospital, a jovem não havia sido vacinada contra a Covid ou contra a influenza e foi diagnosticada com ambas as doenças assim que chegou à unidade.

Tags

Autor