RELIGIÃO

Semana Santa: o que aconteceu com Jesus no Sábado de Aleluia?

Conhecido também como Sábado Santo ou Véspera de Páscoa, a data é o último dia da Semana Santa

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 15/04/2022 às 15:45 | Atualizado em 15/04/2022 às 15:49
Notícia
X

Uma das épocas mais importantes no calendário cristão, a Páscoa tem um ciclo de celebrações na Igreja. O Sábado de Aleluia é um deles. Conhecido também como Sábado Santo ou Véspera de Páscoa, a data é o último dia da Semana Santa e também o último dia em que o corpo de Jesus permaneceu no túmulo. Mas, então, o que aconteceu com Jesus no sábado?

Há várias possibilidades de interpretação para o tema na fé cristã. A Igreja entende que o sábado é o dia de ficar ao lado de Maria, que passou por um processo de solidão. Bento XVI explicou, em entrevista, que Jesus ter descido à mansão da morte significa que a sua morte atinge toda a humanidade.

"Como se deve crer que Cristo morreu e foi sepultado por nós, assim também é necessário crer que ele desceu à mansão dos mortos", também afirmou Lutero nos seus escritos.

Passagens da bíblia

Na própria bíblia cristã, há passagens que falam sobre o momento. "Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora", diz o trecho de Pedro, 3,18.

"Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra", testemunha Mateus, em 12,40. Em Atos dos Apóstolos 2,24 conta que "Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder", diz o trecho.

O que se celebra na data?

"A Igreja, nesse Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra", diz o cardeal Orani João Tempesta em artigo.

Tags

Autor