ESTUDO

Apenas um em cada quatro pacientes com covid se recupera totalmente após um ano

Estudo publicado na revista The Lancet utilizou dados de pacientes adultos de 39 hospitais públicos do Reino Unido

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 24/04/2022 às 12:30
Notícia
X

Com informações da agência AFP

Apenas um em cada quatro pacientes internados por covid-19 ficou totalmente recuperado após um ano, segundo um estudo britânico publicado neste domingo, que aponta que ser do sexo feminino ou obeso aumenta o risco de manutenção de problemas de saúde.

Este estudo, apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas em Lisboa e publicado na revista The Lancet Respiratory Medicine, utilizou dados de pacientes adultos de 39 hospitais do National Health Service (NHS) do Reino Unido, entre 7 de março de 2020 e 18 de abril de 2021.

A recuperação foi avaliada pelos resultados de diferentes exames em 2.320 pacientes cinco meses após a alta hospitalar e em 33% deles um ano depois.

Os pesquisadores coletaram principalmente amostras de sangue na visita de cinco meses para testar a presença de várias proteínas inflamatórias.

RECUPERAÇÃO

O estudo constatou que a proporção de adultos que se recuperaram totalmente não mudou significativamente entre cinco meses (25,5%) e um ano (28,9%) após a alta hospitalar.

Ser do sexo feminino, obeso e ter recebido ventilação mecânica no hospital foram associados a uma menor probabilidade de se sentir totalmente recuperado em um ano, acrescenta a pesquisa.

Entre os sintomas mais frequentes da chamada "covid longa" estão cansaço, dores musculares, desaceleração física, falta de sono e falta de ar.

 

Tags

Autor