transporte coletivo

Greve de ônibus em São Paulo: veja empresas afetadas pela paralisação nesta terça-feira (14)

Motoristas de ônibus de São Paulo começaram greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 14/06/2022 às 7:11
X

Com informações da Agência Brasil e do Estadão

Os motoristas de ônibus de São Paulo começaram, desde 0h desta terça-feira (14), uma greve por tempo indeterminado. A paralisação acontece após uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo terminar sem acordo na tarde de ontem.

“A princípio, o setor patronal insistiu em oferecer apenas 10% de reajuste e ainda de modo parcelado. Agora, ofereceram os 12,47%, mas apenas a partir de outubro [de 2022], o que é inadmissível”, argumentou o presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Valmir Santana da Paz, o Sorriso.

 A categoria pede aumento salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de 12,47% (retroativo a maio) e a aplicação do mesmo valor no vale-refeição e na participação nos lucros e resultados. Os rodoviários também cobram o fim da hora de almoço não remunerada.

Greve de ônibus SP

O TRT já havia afirmado que, em caso de greve, os trabalhadores devem obedecer à liminar emitida pelo tribunal determinando a garantia da circulação de 80% do efetivo durante horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$ 50 mil.

Linhas afetadas pela greve de ônibus SP

A SPTrans informou, no início da manhã desta terça, que a operação em todas as garagens do grupo estrutural e de articulação regional foi interrompida.

As linhas mencionadas são as com os maiores trajetos, que ligam diferentes regiões da cidade. Em boletim do órgão, às 6h, o grupo local de distribuição, que faz viagens dentro dos bairros, não havia sido afetado até então.

O Terminal Grajaú, na zona sul, foi fechado entre 4h e 4h50 por dois veículos posicionados por manifestantes para interromper a passagem. Durante a madrugada, de 150 linhas, 46 operaram.

No início da manhã, as linhas de ônibus que levam ao centro não estavam operando no Terminal Grajaú. As que levam aos bairros, no entanto, operavam normalmente.

A SPTrans informou que 12 linhas do Terminal Campo Limpo estão sendo estendidas até a Vila Sônia. Lá, os usuários podem fazer integração com o Metrô.

Já as 11 linhas que levam ao Terminal Vila Nova Cachoeirinha estão transportando os passageiros até o Metrô Barra Funda.

Veja a lista das empresas:

Operação paralisada

Santa Brígida (Zona Norte)
Gato Preto (Zona Norte)
Sambaíba (Zona Norte)
Express (Zona Leste)
Viação Metrópole (Zona Leste)
Ambiental (Zona Leste)
Via Sudeste (Zona Sudeste)
Campo Belo (Zona Sul)
Viação Grajaú (Zona Sul)
Gatusa (Zona Sul)
KBPX (Zona Sul)
MobiBrasil (Zona Sul)
Viação Metrópole (Zona Sul)
Transppass (Zona Oeste)
Gato Preto (Zona Oeste)

Operando normalmente (Grupo local de distribuição)

Norte Buss (Zona Norte)
Spencer (Zona Norte)
Transunião (Zona Leste)
UPBUS (Zona Leste)
Pêssego (Zona Leste)
Allibus (Zona Leste)
Transunião (Zona Sudeste)
MoveBuss (Zona Leste)
A2 Transportes (Zona Sul)
Transwolff (Zona Sul)
Transcap (Zona Oeste)
Alfa Rodobus (Zona Oeste)

Rodízio SP

Por causa da greve de ônibus, o rodízio de veículos em SP está suspenso de forma temporária.

Tags

Autor