JUSTIÇA

Nelson Piquet poderá pagar indenização milionária por comentário racista contra Lewis Hamilton

Ex-piloto brasileiro Nelson Piquet é alvo uma ação civil pública protocolada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e de denúncia no Ministério Público

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 05/07/2022 às 19:51 | Atualizado em 03/11/2022 às 20:33
Notícia
X

O ex-piloto brasileiro Nelson Piquet pode ter de pagar até R$ 10 milhões por ter proferido comentários racistas e homofóbicos contra o piloto de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton. O vídeo que viralizou nas redes sociais na última semana foi de 2021 e, por conta da grande repercussão, quatro organizações protocolaram, na última segunda-feira (4), uma ação civil pública no Tribunal de Justiça do Distrito Federal pedindo a indenização milionária por danos morais.

A Aliança Nacional LGBTI+, a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), o Centro Santo Dias (órgão de defesa dos direitos humanos) e a Educafro (responsável por promover a inclusão de negros nas universidades públicas e particulares) foram os responsáveis por entrar com uma ação contra Nelson Piquet, que responderá a denúncia feita também ao Ministério Público.

 


Em uma entrevista dada ao canal Motorsports Talk, no YouTube, o piloto brasileiro comentava sobre o duelo heptacampeão e Max Verstappen no circuito de Silverstone da Fórmula 1, em 2021.

Piquet sobre Hamilton

A declaração, dada em uma gravação feita em julho do ano passado, foi redescoberta nas redes sociais, com o comentário de Nelson Piquet sendo repudiado pela Mercedes.

"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem", afirmou.

Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.

Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".

Leia a nota da FIA na íntegra

"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor