7 DE SETEMBRO

DESFILE 7 DE SETEMBRO: confira programação do feriado da Independência em capitais do Brasil

Comemoração acontece após dois anos de pausa por causa da pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 06/09/2022 às 14:21 | Atualizado em 06/09/2022 às 14:23
Notícia
X

Com informações do Estado de Minas

O Brasil comemora, nesta quarta-feira, 7 de setembro, os 200 anos da Independência. Por isso, capitais de Norte a Sul do País vão celebrar a data com desfiles militares - que ficaram dois anos sem acontecer devido à pandemia da covid-19.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), convidou os apoiadores a participarem das manifestações. O próprio vai comemorar a data na cidade do Rio de Janeiro, na Avenida Atlântica, em Copacabana - um ato também eleitoreiro, já que está em campanha presidencial.

Veja programação das capitais

RECIFE

No Recife, o tradicional desfile cívico será realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, segundo o Comando Militar do Nordeste, às 8h30, aberto pelo Destacamento das Escolas e Entidades. O desfile das tropas tem início às 9h30, conduzido pelo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.

Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis; além de 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.

BRASÍLIA

O tradicional desfile cívico-militar volta a ocupar a Esplanada dos Ministérios das 9h até as 11h30. São esperadas cerca de 280 mil pessoas no evento, que contará com a presença das forças militares, das escolas de Brasília, das escolas militares e até com um grupamento de tratores, além do desfile aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

MINAS GERAIS

O governo de Minas Gerais vai realizar um ato cívico no dia 7 de Setembro para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Os desfiles das tropas de segurança ocorrerão na Avenida Afonso Pena, a partir das 9h, com participação das forças policiais do Estado, incluindo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)

RIO DE JANEIRO

As comemorações no Rio vão se concentrar em Copacabana. A programação das Forças Armadas às 8h no Forte de Copacabana, estão previstos salto de paraquedistas, salvas de canhão, parada com navios militares e a presença da Esquadrilha da Fumaça.

Em meio a comemoração oficial, haverá uma motociata organizada por apoiadores de Bolsonaro, que sairá do Flamengo até a Praia de Copacabana, com previsão de chegar às 15h. A movimentação será acompanhada pelo presidente que sobrevoa o mesmo trajeto.

SÃO PAULO

O Museu do Ipiranga reabre ao público em 7 de setembro, após passar nove anos fechado, e será o principal palco de comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em São Paulo.

O desfile será realizado na Avenida D. Pedro I, com início às 9h e contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça. Além do desfile, uma encenação sobre o Grito da Independência será realizada a partir das 15h, com a participação do ator Caco Ciocler como D. Pedro I. À noite, haverá um espetáculo de música, dança e artes visuais. Um dos destaques é a apresentação de um espetáculo com 200 drones, que está marcado para as 21h.

No Parque da Independência, haverá shows de artistas como Criolo, Vanessa da Mata, Priscila Alcantara, Juliette e Gaby Amarantos. A programação de shows gratuitos iniciada no dia 7 seguirá até o domingo, dia 11.

BELO HORIZONTE

Acontecerá o Desfile Militar na Avenida Afonso Pena, em 7 de setembro, pela manhã, e mais os cortejos da Liberdade, pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e na Alameda Travessia, com os Dragões da Inconfidência “acompanhando Dom Pedro I até o Palácio da Liberdade. À tarde (das 16h às 18h), haverá apresentação dos Dragões e da Banda da PMMG.

Tags

Autor