Esplanada dos Ministérios é bloqueada após caminhoneiros tentarem driblar segurança do 7 de Setembro
Cerca de dez caminhões tentaram entrar na área interditada para esse tipo de veículo
Local em que será realizado o desfile cívico-militar de 7 de setembro em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi bloqueada na noite da última segunda-feira (5), após caminhoneiros tentarem acessar o local. Cerca de dez caminhões tentaram entrar na área interditada para esse tipo de veículo.
Inicialmente, a restrição de acesso ao espaço estava prevista para começar à meia-noite de hoje (6). A circulação de caminhões no local estava proibido desde o último sábado (3).
De acordo com a Folha de S. Paulo, os caminhões tentaram acessar a Esplanada por volta das 20h, com os motoristas buzinando e acenando pela janela dos veículos.
- 7 DE SETEMBRO: O que mudou com a Independência do Brasil? Em que áreas o País avançou e onde estão os maiores desafios?
- MANIFESTAÇÃO 7 DE SETEMBRO 2022: onde Bolsonaro estará no Dia da Independência?
- 7 DE SETEMBRO: confira o que abre e o que fecha no feriado de Independência do Brasil no Recife
- 7 DE SETEMBRO: Apac prevê pancadas de chuva em três regiões de Pernambuco durante o feriado da Independência; veja previsão do tempo
- Às vésperas do 7 de setembro, Eduardo anuncia livro sobre Jair Bolsonaro
Após serem impedidos de entrar na área, o grupo seguiu para o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde viajantes devem se reunir para os atos do dia 7. Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram churrasco, tiraram fotos com policiais e cantaram. Havia veículos com placas de vários Estados.
A proibição da entrada de veículos no local foi uma das prioridades da segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) para o Dia da Independência deste ano. Em 2021, caminhoneiros invadiram o local e tentaram entrar no prédio da corte.
Além da proibição dos veículos, quem for assistir o desfile passará por revista, pois estão proibidos itens como armas, mastros de bandeira, vidros, sprays e apontadores de laser.
Há previsão, também, que haja manifestações populares na Esplanada após o desfile.