Estudante armado invade escola e mata aluna que usava cadeira de rodas na Bahia
Caso aconteceu na Escola Municipal Eurides Sant'anna, em Barreiras, no oeste baiano, na manhã desta segunda-feira (26)
Do Correio 24 horas para a Rede Nordeste
Uma estudante cadeirante foi morta dentro da escola em Barreiras, no oeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26), depois que um atirador invadiu a Escola Municipal Eurides Sant'anna.
A aluna foi identificada como Jeane da Silva de Brito. O atirador também foi baleado depois que a Polícia Militar (PM) foi chamada. Ele foi socorrido com vida.
- Atirador que invadiu escola estava armado e com bomba caseira, diz delegado
"Quando cheguei só deu pra ver o suspeito todo encapuzado. Consegui, pelo instituto humano, apenas correr. Vi que ele efetuou vários disparos. Ele atingiu uma cadeirante", disse a coordenadora pedagógica Mônica Patrícia à TV Bahia.
Ainda, completou: "a gente está aqui agora tentando tirar os alunos, pela segurança. Estou extremamente estarrecida com essa situação".
O atirador chegou por volta das 7h20, todo de preto. "O menino estava todo de preto, entrou na escola e deu um tiro aqui na porta. Quando chegou lá dentro deu outro tiro. Os meninos correram tudo pra quadra", contou um estudante.
"Mandaram sair todo mundo pelo fundo". A Polícia Militar foi acionada e chegou em poucos minutos.
O assessor Aparecido Freitas disse à TV Bahia que a estudante foi alvo de tiros e de um ataque a faca.
"Um elemento não identificado, trajando preto, usando óculos escuro, impossível identificá-lo, ele entrou armado peitando todo mundo. Ele deu dois tiros e cortou uma cadeirante de facão. Quando a polícia chegou, ele enfrentou a polícia e aí foi alvejado", disse.
Ele afirmou ainda que a suspeita é que a estudante era o alvo do agressor.
O atirador foi atendido no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para para o Hospital Geral do Oeste. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Ataque em escola na Rússia
Também nesta segunda (26), um atirador abriu fogo em uma escola no centro da Rússia, matando pelo menos nove pessoas e ferindo outras. Após isso, o homem se matou.
Entre as vítimas estão cinco crianças, dois professores e dois seguranças. Ainda não se sabe qual foi a motivação do crime.
Autoridades de emergência estão no local. Funcionários e alunos foram evacuados dos prédios da escola, que atende cerca de mil alunos na cidade de Izhevsk.
A mídia russa colocou vídeos online que mostram cenas de pânico dentro do prédio onde ocorreu o tiroteio.
Em algumas imagens, é possível ver sangue no chão de uma sala de aula e um buraco de bala em uma janela, com crianças agachadas embaixo das mesas.
Um parlamentar local disse que o agressor estava armado com duas pistolas. A agência de notícias estatal Tass citou investigadores dizendo que o atirador usava uma camiseta com o símbolo nazista e uma balaclava.
A escola fica no centro de Izhevsk, uma cidade de cerca de 650 mil habitantes, perto de prédios do governo central.