CHUVA EM ARARAQUARA: Lula e Janja viajam a Araraquara, em SP, para verificar danos causados pela chuva
Lula visita Araraquara, município de São Paulo atingido por fortes chuvas
Da Agência Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Janja Silva, viajaram neste domingo (8) à cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. A região teve algumas infraestruturas prejudicadas, como ruas e rodovias, pelo excesso de chuvas.
Na agenda de Lula, estava previsto que ele acompanhasse os trabalhos de defesa civil. Ele se encontrou com o prefeito da cidade, Edinho Silva.
No entanto, enquanto Lula estava em Araraquara, ocorreu uma invasão em Brasília por manifestantes bolsonaristas. Eles invadiram as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
O QUE ACONTECEU EM ARARAQUARA?
Autoridades informam que, foram registrados 200mm de chuva em apenas 24 horas em Araraquara.
No auge da tempestade, foram acumulados 83mm em apenas uma hora de chuva, o que acabou por abrir uma cratera (na Avenida 36 da cidade), vitimando seis pessoas de uma mesma família.
Lula falou sobre a viagem por meio de sua conta no Twitter:
O embarque para Araraquara será às 14h a partir do Aeroporto de Congonhas (SP), e a chegada está prevista para as 15h. Lula se reunirá com o prefeito Edinho Silva às 16h e retornará a Brasília às 17h.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Essa semana, os ministros Jader Filho, das Cidades, e Waldez Góes, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, estiveram na região.
A situação de emergência em Araraquara foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no dia 6, permitindo à administração municipal ter mais agilidade para a adoção de medidas e evitar burocracias para a liberação de recursos.
Atingida por fortes chuvas na última semana de 2022, Araraquara aguarda a liberação de recursos federais e estaduais para dar início às obras mais complexas de recuperação da infraestrutura danificada pela força das águas.
Segundo a prefeitura de Araraquara, o prefeito Edinho Silva reuniu-se com representantes do governo do estado e de outras cidades paulistas afetadas pela chuva (Bertioga, Cajamar, Capivari, Monte Mor e Rafard). São Carlos, Guatapará e Socorro também tiveram danos causados pela chuva excessiva.
Em nota divulgada pela prefeitura, o gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua, classificou como "impressionante" a força das águas neste verão. Ele atua há 13 anos no órgão municipal.
"É o pior cenário desde minha entrada na Defesa Civil, pelas mortes e também pelos danos que foram ocasionados", disse.
Dell’Acqua acrescenta que a Defesa Civil do município segue monitorando todos os pontos, com maior atenção na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, para que a cratera não atinja as residências localizadas no entorno.