COMETA VERDE: que horas vai passar o cometa? Como ver? Saiba tudo sobre a passagem do cometa 2023
Cometa verde poderá ser visto a olho nu. Saiba como
Com informações do Techtudo
O cometa verde, de nome científico C/2022 E3 (ZTF)", será visível no Brasil a partir desta quarta-feira (1º) e deve permanecer localizável no céu até o dia 10 de fevereiro.
Segundo o Observatório Nacional, ele poderá ser visto a olho nu desde que haja condições favoráveis a isso - de um local sem nenhuma poluição luminosa.
COMO VER O COMETA VERDE
A passagem do cometa verde será transmitida online às 1h (horário de Brasília) de quinta-feira (2), no canal do YouTube do The Virtual Telescope Project
Ainda, por uma live no YouTube promovida pelo Observatório Nacional às 19h de 11 de fevereiro. Nela, serão transmitidas imagens registradas por astrônomos amadores e profissionais.
DICAS PARA VER O COMETA VERDE
No Hemisfério Sul, a observação será possível entre os dias 3 e 10 de fevereiro, muito perto do horizonte e por pouco tempo. Ainda, vai ficar cada vez menos brilhante com o passar dos dias, conforme retorna para as profundezas do Sistema Solar.
Veja dicas:
- No dia 3, ele estará na região da constelação do Cocheiro (Auriga)
- No dia 10, na constelação de Touro, próximo a Marte
- Olhe para o norte, entre o pôr do Sol e a meia-noite
- Encontre o local exato do cometa com o auxílio de um app de astronomia
- Procure por uma uma estrela borrada, uma pequena mancha
- Se possível, use binóculos
O QUE É O COMETA VERDE
O cometa verde tem em torno de 1 quilômetro de diâmetro e passará a uma distância de 42 mil quilômetros da Terra. Não há riscos de colisão.
O corpo celeste foi descoberto em março do ano passado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) e é verde porque contém cianeto.
O astrônomo Filipe Monteiro informou que cálculos mostraram que é a segunda vez que o objeto se aproxima da Terra. A primeira teria sido na época dos neandertais, há 50 mil anos.
O QUE É UM COMETA
O cometa é um corpo gelado do Sistema Solar que, ao passar perto do Sol, aquece e começa a liberar gases, processo que é chamado de desgaseificação.
Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, também uma cauda.