COMETA VERDE

COMETA VERDE 2023 se aproxima da Terra. Saiba quando o cometa verde vai passar

Veja vídeo que mostra o cometa verde e dicas de como observá-lo no Brasil

Katarina Moraes

Publicado em 02/02/2023 às 17:03

Com informações do Superinteressante

O cometa verde, de nome científico C/2022 E3 (ZTF), deve chegar "perto" da Terra nesta quinta-feira (2). É estimado que, hoje, ele passe a 42 milhões de quilômetros dos humanos.

Ele é no Brasil desde essa quarta-feira (1º) e deve permanecer localizável no céu até o dia 10 de fevereiro.

Segundo o Observatório Nacional, ele poderá ser visto a olho nu desde que haja condições favoráveis a isso - de um local sem nenhuma poluição luminosa.

COMETA VERDE: O QUE É?

O cometa verde tem em torno de 1 quilômetro de diâmetro e passará a uma distância de 42 mil quilômetros da Terra. Não há riscos de colisão.

O corpo celeste foi descoberto em março do ano passado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) e é verde porque contém cianeto.

O astrônomo Filipe Monteiro informou que cálculos mostraram que é a segunda vez que o objeto se aproxima da Terra. A primeira teria sido na época dos neandertais, há 50 mil anos.

DO QUE É FEITO UM COMETA?

O cometa é um corpo gelado do Sistema Solar que, ao passar perto do Sol, aquece e começa a liberar gases, processo que é chamado de desgaseificação.

Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, também uma cauda.

SAIBA COMO VER O COMETA VERDE

A passagem do cometa verde será transmitida online às 1h (horário de Brasília) de quinta-feira (2), no canal do YouTube do The Virtual Telescope Project

Ainda, por uma live no YouTube promovida pelo Observatório Nacional às 19h de 11 de fevereiro. Nela, serão transmitidas imagens registradas por astrônomos amadores e profissionais.

No Hemisfério Sul, a observação será possível entre os dias 3 e 10 de fevereiro, muito perto do horizonte e por pouco tempo. Ainda, vai ficar cada vez menos brilhante com o passar dos dias, conforme retorna para as profundezas do Sistema Solar.

Veja dicas:

• No dia 3, ele estará na região da constelação do Cocheiro (Auriga)
  • No dia 10, na constelação de Touro, próximo a Marte
  • Olhe para o norte, entre o pôr do Sol e a meia-noite