CONCURSO PÚBLICO

Caixa vai abrir concurso para quatro mil vagas; saiba quando o edital será publicado

Metade das vagas serão destinadas às áreas de tecnologia do banco

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 12/01/2024 às 23:21
Notícia
X

A Caixa fará neste ano um concurso público para 4 mil vagas. Metade delas será destinada às áreas de tecnologia do banco, que quer impulsionar a digitalização e a modernização de suas operações. O edital deve ser publicado nos próximos 30 dias. As outras 2 mil vagas serão para o que a Caixa chama de "economiários", funcionários que trabalham nas operações bancárias, como na rede de atendimento, por exemplo.

Em paralelo à abertura do concurso, o banco público abrirá um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV), focado em funcionários com mais tempo de casa. Serão aceitas até 3,2 mil adesões. As inscrições também devem ser abertas ao longo do próximo mês. Em setembro do ano passado, a Caixa tinha 87.053 funcionários, o que significava 158 postos a menos que no mesmo mês de 2022.

Concursos para PM em SC suspensos

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na quarta-feira uma decisão liminar da ministra Cármen Lúcia que suspende dois concursos públicos da Polícia Militar de Santa Catarina. Os editais tinham o objetivo de contratar oficiais e praças, mas limitavam o ingresso de mulheres a 20% das vagas disponíveis.

A decisão proíbe a divulgação dos resultados e a homologação dos concursos, que já estavam nas fases finais de publicação. A ministra solicitou que a pauta seja incluída na primeira sessão plenária da Corte, para ser apreciada em fevereiro, após o recesso do Judiciário.

Os editais previam que, para a vaga de soldado, com remuneração de R$ 6 mil mensais, as mulheres poderiam disputar cem lugares, enquanto os homens concorreriam a 400. No caso de oficiais, com salário de R$ 16,3 mil, seriam dez vagas para elas e 40 para eles.

A decisão da ministra atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República, que questionava trechos da Lei Complementar 587/2013, de Santa Catarina. O texto estabelece um porcentual mínimo de vagas que devem ser reservadas para mulheres em concursos da PM e também para bombeiros militares no Estado.

Tags

Autor