Queda do Avião em Vinhedo: Saiba o que pilotos dizem em áudios da caixa-preta

O Jornal Nacional anunciou que teve acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass. O acidente causou a morte de 62 pessoas.

Publicado em 14/08/2024 às 20:48 | Atualizado em 14/08/2024 às 21:11

Na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, o Jornal Nacional anunciou que teve acesso a informações do gravador de voz do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) e provocou a morte de 62 pessoas.

Gravação de Voz

O gravador de voz da cabine do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP) registrou conversas do copiloto sobre "dar potência" à aeronave minutos antes da queda, além de gritos na aeronave.

Como informado no início da matéria, o acidente provocou a morte de todas as 62 pessoas que estavam na aeronave operada pela Voepass, antiga Passaredo, incluindo os quatro tripulantes.

As cerca de duas horas de transcrição foram feitas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea.

De acordo com os investigadores, a análise preliminar dos dados indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina e que a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda.

Conversa do copiloto

De acordo com o G1, a transcrição do áudio da caixa-preta mostra que, ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou o que estava acontecendo.

Disse que era preciso "dar potência" – uma tentativa de estabilizar a aeronave e impedir a queda.

Cerca de um minuto se passou entre a constatação da perda de altitude e o choque do avião contra o solo.

Neste tempo, segundo os investigadores, o áudio registra que a tripulação tentou reagir.

A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.

DADOS REVELAM que AVIÃO QUE CAIU EM VINHEDO passou por MANUTENÇÃO devido a um 'DANO ESTRUTURAL'

Tags

Autor