MEIO AMBIENTE

UFRPE recebe programação especial para o Dia da Caatinga

A data é celebrada oficialmente no dia 28, e o evento acontecerá na segunda (29), de 8h às 12h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/04/2019 às 11:47
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
A data é celebrada oficialmente no dia 28, e o evento acontecerá na segunda (29), de 8h às 12h - FOTO: Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Leitura:

A data 28 de abril marca no calendário o Dia Nacional da Caatinga, bioma que ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Celebrando a data, que este ano cairá num domingo, um encontro será sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na próxima segunda-feira (29), de 8h às 12h, com participação de diversas instituições do Estado. Na ocasião, será promovida uma reflexão sobre o bioma.

As inscrições para participar da ação poderão ser feitas a partir das 7h30 no Anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), onde acontecerá o evento promovido pelo Comitê Estadual da Biosfera da Caatinga e pela UFRPE, com o apoio do Programa de Educação Tutorial em Ecologia (PET Ecologia).

Programação

A abertura ficará por conta da Coordenação do Comitê Estadual da Biosfera da Caatinga. Ao longo da manhã, a programação inclui três palestras. A primeira delas, ministrada pelo pesquisador João Suassuna, irá abordar a realidade do Rio São Francisco, destacando os múltiplos usos e a situação atual da bacia hidrográfica após o acidente de Brumadinho.

A segunda palestra, a ser proferida pela professora da UFRPE Lourinalda Silva, ressalta os saberes tradicionais sobre as plantas medicinais da caatinga. E, por fim, a caatinga frente às mudanças climáticas será o tema da última palestra do encontro, ministrada pela professora Ednilza Maranhão, docente do Departamento de Biologia da UFRPE.

No evento, haverá ainda uma instalação pedagófica no hall de entrada, ocm apresentação de práticas de pesquisas no semiárido pernbambucano e homenagem ao ex-professor e ex-reitor da UFRPE Vasconcelos Sobrinho.

A equipe do Laboratório Interdisciplinar de Répteis e Anfíbios (LIAR), vinculado ao Departamento de Biologia da UFRPE, ficará responsável por uma programação voltada às crianças, com brincadeiras e contação de história sobre os saberes da caatinga.

Últimas notícias