COMEMORAÇÃO

Parques Estaduais do Recife e de Serra Talhada comemoram Dia Nacional da Caatinga

A programação começa nesta quarta e vai até a segunda-feira. No Recife, no Parque Dois Irmãos, visitantes podem conhecer plantas nativas da Caatinga

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 24/04/2019 às 14:41
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
A programação começa nesta quarta e vai até a segunda-feira. No Recife, no Parque Dois Irmãos, visitantes podem conhecer plantas nativas da Caatinga - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

No próximo domingo (28), comemora-se o Dia Nacional da Caatinga, bioma que ocupa cerca de 11% de todo o território brasileiro. A data também homenageia o engenheiro agrônomo pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, um dos primeiros a alertar sobre a desertificação do semiárido nordestino. Em comemoração, diversas ações acontecem no Recife e em Serra Talhada, no Sertão do Estado, a partir desta quarta-feira (24). Entre elas, exposições fotográficas, trilhas e palestras.

No Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promovem ações no Parque Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. No sábado (27) e na segunda-feira (29), visitantes poderão conferir uma reprodução da Caatinga com direito à plantas nativas. Já no domingo, a atração será uma exposição fotográfica sobre a vida e a obra do engenheiro agrônomo João Vasconcelos Sobrinho, que também fundou o Parque.

Também na segunda-feira, das 8h às 12h, o trabalho e as contribuições de João Vasconcelos Sobrinho serão tema de evento no anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos.

Já em Serra Talhada, a programação é mais extensa. Vai desde esta quarta até a segunda-feira. Durante as comemorações, alunos da rede pública de ensino poderão participar de trilhas no Parque Estadual da Mata Pimenteira, nos dias 24, 26 e 29. Ainda nesta quarta, será exibido na Praça Antônio de Godoy Peixoto, no AABB, o vídeo Mata da Pimenteira, coração da Caatinga, a partir das 19h. Nesta quinta-feira (25), pela manhã, Agentes Populares em Educação Ambiental (APEA) farão uma palestra sobre o Parque e sua preservação para alunos da Escola Municipal Cônego Torres.

Proteção

O Parque, classificado como uma Unidade de Conservação (UC), foi criado em 2012 com o intuito de preservar e restaurar a diversidade do bioma no Sertão do Pajeú. Com mais de 178 espécies de mamíferos e 591 aves registradas, a Caatinga só tem 1,5% de sua área total protegida.

Entrada 

O Parque Dois Irmãos fica na Praça Farias Neves. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 16h. A entrada custa R$ 2. 

Últimas notícias