Vestibular UPE

Mais de mil feras faltaram ao primeiro dia de provas do SSA 3

Nos 21 prédios espalhados pelo Recife e interior foram aplicados exames de português, matemática, língua estrangeira e filosofia, além da redação

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/11/2015 às 12:15
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Nos 21 prédios espalhados pelo Recife e interior foram aplicados exames de português, matemática, língua estrangeira e filosofia, além da redação - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Dos 11.553 inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) de 2016, 1.032 não compareceram aos locais de prova no primeiro dia de avaliações, que ocorreu neste domingo (22). Os feras tiveram 4 horas e 30 minutos para fazer os exames de português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, além da redação, que teve como tema A ciência e a esperança no futuro. Nesta segunda-feira (23), os estudantes terão o mesmo tempo para responder a 58 questões distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia.

De acordo com o professor Ernani Martins, presidente do Processo de Ingresso da UPE, o número, que corresponde a 8,93% do total de inscritos, está dentro do esperado pela instituição. “Esse percentual está dentro da média das nossas últimas seleções, sem grande variação. No ano passado, por exemplo, 10% dos inscritos não compareceram aos locais de prova”, explicou.

Ainda segundo Martins, dois feras foram eliminados do SSA 3. “Os casos ocorreram em Nazaré da Mata, na Zona da Mata, e em Serra Talhada, no Sertão. Em ambas as situações os estudantes foram flagrados com telefones celulares durante a realização do exame”, comentou, frisando que, apesar disso, no geral, as provas foram aplicadas com tranquilidade em todo o Estado. “Este foi um dos processos mais calmos que já tivemos. Não houve sequer registros de atrasos”.

Victor Hugo Florêncio, 17 anos, estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e é fera de engenharia mecânica. Segundo ele, o nível de dificuldade das provas estava dentro do esperado. “Faço isoladas desde o primeiro ano do SSA e me sinto muito bem preparado. Tanto os assuntos quanto o nível das questões não foram novidades para mim”, afirmou.

No caso de Sofia Pacheco, 17, o apoio familiar foi fundamental para que ela fizesse uma boa redação. “Quando estava me preparando para o SSA, semanalmente minha mãe sugeria um tema para que eu desenvolvesse uma redação e, por coincidência, recentemente ela me deu um tema parecido com o da prova de hoje. Isso ajudou demais, foi show”, comemorou ao sair do local de prova, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

Para o ingresso em 2016 pelo SSA 3, a UPE oferece 1.730 vagas distribuídas nos seus 11 câmpus. O curso mais concorrido nesta edição do processo seletivo, tanto no sistema universal quanto no de cotas, é o de bacharelado em direito, com 64,75 e 43,33 candidatos por vaga, respectivamente. Outras 1.730 vagas foram disponibilizadas pela universidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Podem concorrer às vagas os feras que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015.

Últimas notícias