Erro

TCE-PE sugere anulação da prova objetiva da seleção para estagiários

Mais de três mil candidatos podem ter que refazer a prova objetiva da seleção para o programa de estágios do TCE devido a falhas detectadas na aplicação.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/05/2017 às 15:54
Foto: Reprodução/Internet
Mais de três mil candidatos podem ter que refazer a prova objetiva da seleção para o programa de estágios do TCE devido a falhas detectadas na aplicação. - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

Diante das falhas detectadas na aplicação da prova objetiva da Seleção Pública para o programa de estágios do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada no domingo passado (7), mais de três mil candidatos podem ter que refazer as 50 questões desta etapa da avaliação. Nessa terça-feira (9), o Tribunal enviou um ofício à empresa responsável pela seleção, a Oppus Concursos Públicos LTDA, sugerindo a anulação da prova objetiva, com alteração do cronograma da seleção. Até o momento, a realizadora não se pronunciou sobre o caso.

O problema é que o TCE não concordou com a medida adotada pela empresa no momento da aplicação da prova objetiva, no sentido de que os candidatos acrescentassem, de forma manual, nas folhas de respostas, o gabarito relativo às 10 questões faltantes. De acordo com o Tribunal, o ocorrido é passível de prejudicar a lisura da seleção e de violar os princípios da isonomia, da legalidade e da segurança jurídica. A prova objetiva contou com 15 questões de português, 25 de conhecimentos específicos e 10 de conhecimentos gerais, cada uma valendo um ponto.

De acordo com a assessoria do Tribunal, a empresa responsável enviou uma resposta sobre o ofício nesta quarta-feira (10), pedindo para o TCE reconsiderar essa orientação de nova realização de provas objetivas. O órgão manteve-se firme e, por sua vez, respondeu com outro ofício informando que não há como reconsiderar o erro cometido pela Oppus. Ainda conforme o TCE, a empresa queria anular somente as dez questões que estavam sem espaço para a marcação das respostas no gabarito. Já o Tribunal quer a anulação total da prova objetiva, mantendo a redação.

Redação deve continuar valendo

Pelo fato de a redação continuar valendo pontuação, quem não estava inscrito anteriormente para a seleção de estagiários não vai poder participar de uma possível nova avaliação. O Tribunal ainda informou que "está adotando todos os esforços para que, o mais rapidamente possível, sejam solucionadas as falhas detectadas, de modo a dar continuidade à seleção pública para contratação de estagiários". No fim das contas, os candidatos habilitados em todas as etapas da Seleção Pública integrarão o Cadastro de Reserva do Programa de Estágio do Tribunal.

Últimas notícias