TCE

Candidatos apontam erro em gabarito do concurso público para TCE-PE

Cerca de três mil estudantes se inscreveram para concurso que vai criar cadastro de reservas para estágio no órgão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/05/2017 às 21:46
Foto: Reprodução/Internet
Para chegar ao resultado do julgamento, os conselheiros analisaram relatórios de fiscalizações feitas pelo próprio TCE e uma Representação Interna do Ministério Público de Contas (MPCO) - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

Cerca de três mil estudantes de diversas áreas que prestaram concurso público, no último domingo (7), para cadastro de reservas de estágio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) estão intrigados com um problema no gabarito. Realizada na tarde do último domingo (7), a prova teve 50 questões e mais uma redação. O problema é que, na hora da marcação do gabarito, os jovens encontraram apenas 40 espaços e tiveram que rasurar o papel para marcar as demais questões. Embora a banca organizadora tenha preferido não se pronunciar, por hora, sobre o fato, o TCE afirma que já foi informado e deve se posicionar nesta terça-feira (9).

As provas, aplicadas em sete escolas da rede pública do Recife, contiam 50 quesitos de língua portuguesa e conhecimentos específicos, além da redação. No final da prova, os candidatos perceberam a falta de 10 lacunas correspondentes às últimas questões do concurso. Na Escola Cônego Rochael de Medeiros, na Avenida Mário Melo, os fiscais orientaram os candidatos a rasurarem o gabarito para escreverem à caneta as 10 questões restantes. Os alunos que realizaram a prova na Escola de Referência Anibal Fernandes, na Rua Marquês do Pombal, bairro de Santo Amaro, receberam as mesmas orientações.

Tentando uma vaga para estágio em arquitetura, Rafaela Costa, 23, ficou surpresa com o gabarito. Ela acredita que os alunos serão prejudicados, pois um gabarito manuscrito, segundo a jovem, pode dar margem à alteração nas respostas. "Não sabemos se terá outra prova ou se vão anular somente as questões", disse Rafaela.

Procurada, a Oppus Concursos Públicos LTDA, organizadora do certame, afirmou que aguarda um posicionamento do Tribunal de Contas de Pernambuco para saber qual medida tomar a respeito do problema.

Por usa vez, a assessoria do TCE informou, que o Tribunal está ciente do problema, que a diretoria já se reuniu com a procuradoria jurídica do órgão e que, em breve, deve se posicionar sobre os gabaritos. Ainda de acordo com a assessoria, a diretoria está resolvendo qual a melhor decisão para não prejudicar os candidatos.

O Concurso

O cadastro de reserva, segundo o TCE, deve ser utilizado para o preenchimento de vagas na sede do órgão e na na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. Os estagiários terão uma bolsa de R$ 800, além de um auxílio transporte no valor de R$ 81,82. O concurso reuniu candidatos de diversas áreas como Engenharia Civil, Arquitetura, Direito, Jornalismo e Ciências Econômicas.

Últimas notícias