Coliformes fecais

Chuveirões com água contaminada continuam na Praia de Boa Viagem

Água com alto índice de contaminação foi verificada

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/03/2015 às 7:00
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Água com alto índice de contaminação foi verificada - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Os chuveirões da orla que foram alvo de críticas, em novembro do ano passado, por ter água com alto índice de contaminação, continuam espalhados pela Praia de Boa Viagem. Há cerca de dois meses, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura do Recife a interdição de todos os pontos de saída de água da orla de Boa Viagem em que tenha sido constatada a presença de bactéria indicadora de contaminação por fezes.

Na ocasião, o MPPE recomendou ainda a intensificação da fiscalização, com o intuito de conscientizar a população sobre riscos de entrar em contato com a água imprópria. O alerta surgiu depois que pesquisadoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentaram resultados de um trabalho que investigou 78 chuveirões da praia. Na água deles, foi identificada a presença de coliformes fecais.

Dias após a apresentação do estudo, foi realizada uma audiência no MPPE, que solicitou à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife a adoção de medidas para reprimir o uso ilegal da água de subsolo. O órgão informou ao JC que tem participado de reuniões com o MPPE, com o intuito de elaborar um plano de ação para (ainda) analisar o que será feito com os chuveirões. Também participam dos encontros as Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Últimas notícias