planejamento urbano

Governo do Estado lança Prêmio Pelópidas Silveira

A iniciativa, que tem o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre planejamento urbano, vai premiar trabalhos e artigos científicos realizados na área

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/04/2015 às 19:19
Foto: Divulgação
A iniciativa, que tem o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre planejamento urbano, vai premiar trabalhos e artigos científicos realizados na área - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Em comemoração ao centenário de nascimento do engenheiro Pelópidas Silveira, o governo do Estado lançou, na última quinta-feira (16), o Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional. A iniciativa, que tem o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre planejamento urbano, vai premiar trabalhos e artigos científicos realizados na área. Podem participar estudantes do ensino médio, profissionais, técnicos, graduados e pós-graduados de todo o País. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (22).

Os trabalhos inscritos devem abordar os seguintes temas: o Estatuto das Metrópoles; Oportunidades e Desafios; o Sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional; Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. A premiação será coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Agência Condepe/Fidem.

Serão aceitos trabalhos em três modalidades: redações, artigos científicos e projetos de experiências exitosas. O edital do concurso também determina que os projetos inscritos tenham relação com ações governamentais, como gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; além de planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Os candidatos tem até o dia 31 de agosto para realizar a inscrição. O processo pode ser feito presencialmente, na Agência Condepe/Fidem, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Também é possível se inscrever através dos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. O edital do concurso estará disponível nestes endereços eletrônicos na próxima semana. 

Ao todo, serão premiadas até três redações, três artigos científicos e três projetos de experiências exitosas. Os vencedores da categoria redação ganharão tablets. Já os autores dos artigos campeões serão premiados com R$ 5 mil cada um. Os projetos vencedores receberão R$ 8 mil. 

O resultado final do prêmio será divulgado em 1º de fevereiro de 2016, nos sites da Seplag e do Condepe/Fidem. Já a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 do mesmo mês, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira.

HOMENAGEM - Engenheiro, ex-prefeito do Recife e ex-vice governador de Pernambuco, Pelópidas Silveira ganhou um busto em sua homenagem no Centro da capital pernambucana. Inaugurado na quinta-feira (16), o monumento foi confeccionado em concreto pelo escultor José Roberto e está localizado na descida da Ponte Duarte Coelho, de frente para a Avenida Conde da Boa Vista.

Últimas notícias