Ipojuca

Feira agroecológica acontece em Porto de Galinhas

Saberes e Sabores apresentará frutos e produtos de famílias agricultoras de seis municípios da Zona da Mata de Pernambuco

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/09/2015 às 8:56
Foto: Agência Brasil/Reprodução
Saberes e Sabores apresentará frutos e produtos de famílias agricultoras de seis municípios da Zona da Mata de Pernambuco - FOTO: Foto: Agência Brasil/Reprodução
Leitura:

A praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, recebe nesta sexta-feira (25), pela primeira vez, uma feira agroecológica. A Feira de Saberes e Sabores levará aos turistas e moradores os frutos e produtos produzidos de forma agroecológica por famílias de seis municípios da Zona da Mata de Pernambuco. Para beneficiar os agricultores e incentivar a compra de alimentos saudáveis, a iniciativa tem o objetivo de permanecer no calendário da cidade.

Segundo o secretário de Agricultura do Ipojuca, Antonio Junior, a gestão municipal vê nas feiras uma boa iniciativa para movimentar a praia. “A Feira de Saberes e Sabores ocorre como uma apresentação dos produtos. Mas a gente não sabe ainda se posteriormente ela será semanal, quinzenal ou mensal”, diz, destacando a ideia de que não é apenas atrair turistas para conhecerem os produtos tradicionais das, mas também os moradores de Porto e de Ipojuca, já que será a primeira feira  agroecológica do município.

Os interessados encontrarão na feira licores, polpa de frutas, frutas, hortaliças, doces, mel, pães de macaxeira, abóbora, pasteis e hambúrgueres vegetarianos, entre outros produtos. A Saberes e Sabores faz parte do projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, que é executado pelo Centro Sabiá e tem o patrocínio da Petrobras, e contará com 40 barracas, , onde serão expostos produtos de mais de 50 famílias agricultoras que atuam nas áreas rurais de Sirinhaém, Tamandaré, Ribeirão, Rio Formoso, Palmares e Ipojuca.

Além da comercialização, também estão previstas oficinas  sobre agricultura familiar, alimentação saudável, dança circular e uma rodada de negócios, envolvendo gestores públicos, empresários do município e agricultores e agricultoras. A Feira de Saberes e Sabores em Porto de Galinhas tem o apoio do Governo Municipal, por intermédio da Secretaria Especial de Agricultura e da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). 

Últimas notícias