Violência

Alunos da Uninassau fazem ato em apoio à jornalista agredida

Grupo ainda criou o movimento Nós por elas, que pretende, na universidade, debater mecanismos que possam ajudar a combater casos de agressão contra as mulheres

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/03/2016 às 21:17
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Grupo ainda criou o movimento Nós por elas, que pretende, na universidade, debater mecanismos que possam ajudar a combater casos de agressão contra as mulheres - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Estudantes do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), situado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, realizaram, na noite desta segunda-feira (21), um novo ato de apoio à jornalista Candice Dantas, que denunciou em uma rede social, no sábado, agressões físicas feitas pelo seu ex-companheiro, um professor da instituição. Hoje pela manhã um protesto já havia sido realizado no mesmo local, na frente do bloco B da unidade.

Durante a tarde, a Uninassau informou, por meio de nota, que demitiu o professor universitário Thiago Ianatoni. O profissional coordendou o curso de comunicação do centro em 2014 e atualmente lecionava nas graduações de jornalismo e publicidade. Apesar disso, cerca de 20 estudantes se reuniram para demonstrar repúdio às atitudes do docente. "O professor foi demitido, mas queremos que toda a violência contra a mulher, machismo e homofobia tenham fim no ambiente universitário. Por isso fazemos esse ato", explicou Eduarda França, 21 anos, aluna do curso de jornalismo.

Ainda de acordo com a estudante, a atitude do professor incentivou alunas e professoras da Uninassau a criar o movimento Nós por elas, que pretende, na universidade, debater mecanismos que possam ajudar a combater casos de agressão contra as mulheres.

AGRESSÃO - No seu relato no Facebook, Candice contou que, ao chegar na residência onde morava com o ex-companheiro, foi surpreendida pela presença de outra mulher que estava no quarto do casal. Logo em seguida, o suspeito se aproximou e deu início às agressões. Segundo relato, a jornalista teria sido jogada da escada, depois recebeu chutes e puxões de cabelo.

“Não estou aqui para denegrir ninguém, apenas quero tornar público o que aconteceu comigo. Não quero que nenhuma mulher passe pelo que eu passei”, afirmou a jornalista recifense. Várias fotos das marcas das agressões sofridas também foram disponiblizadas por ela. Em poucas horas, a postagem ganhou centenas de compartilhamentos. O caso será investigado pela Delegacia da Mulher, localizada na capital pernambucana.

DEFESA - A defesa do professor universitário Thiago Ianatoni encaminhou à imprensa nota oficial sobre o caso na tarde desta segunda-feira. 

Leia na íntegra a nota oficial da defesa do professor:

"Por intermédio da presente nota, esclarece-se que até o presente momento o senhor Thiago Ianatoni não foi formalmente intimado dos termos do Boletim de Ocorrência n. 16E0318001113, prestado perante a Primeira Delegacia de Polícia Civil da Mulher do Recife, pela senhora Candice Dantas. Tanto o registro da ocorrência, quanto o que fora publicado nos veículos de comunicação e rede sociais serão objeto de apuração e esclarecimento perante as autoridades públicas competentes. Confia-se, inclusive, que isto seja feito. O senhor Thiago foi ‘condenado’ a partir do registro de um boletim de ocorrência, o qual, em tese, deveria servir como base, apenas e tão somente para o início das investigações. Entretanto, um procedimento policial, o qual deveria ser desenvolvido sob o manto da sigilosidade, para preservação da intimidade das partes envolvidas foi tornado público de forma inadvertida por uma das partes em tese interessada. Ora, não houve um processo criminal com sentença condenatória; não houve uma denúncia (acusação pública) formulada contra ele; não houve um indiciamento; não houve um interrogatório. Aliás, repita-se, não houve sequer a intimação de Thiago para prestar esclarecimentos sobre o fato. Alguém já parou para pensar, ainda que por um instante que seja, que se os termos do boletim de ocorrência não forem verdadeiros, o estrago à imagem do senhor Thiago já foi consolidado? Por isto, quanto aos fatos, injustamente atribuídos ao senhor Thiago Ianatoni e irresponsavelmente publicados, os quais expõem indevidamente sua imagem e a de seus familiares, certamente, serão objeto de igual análise e de adoção de providências legais. Encerra-se, afirmando que o maior interessado nesta história, no tocante ao seu esclarecimento, é o próprio Thiago Ianatoni, o qual já foi hostilizado socialmente, teve seu nome, sua imagem e a de seus familiares expostos de forma inadvertida, sem sequer ser ouvido."

Últimas notícias