ACERVO

Museu do Mamulengo de Olinda recebe nova doação

São 59 peças do mamulengueiro surubinense José Petrolino Dutra, doadas pela arte-educadora, geógrafa e amiga dele, Mariza Paula Barbosa

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 24/07/2017 às 11:28
Foto: Secom/Divulgação
São 59 peças do mamulengueiro surubinense José Petrolino Dutra, doadas pela arte-educadora, geógrafa e amiga dele, Mariza Paula Barbosa - FOTO: Foto: Secom/Divulgação
Leitura:

Para expandir o seu acervo, o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá recebeu a segunda grande doação neste mês de julho. Chegaram ao espaço 59 peças do mamulengueiro surubinense José Petrolino Dutra, doadas pela arte-educadora, geógrafa e amiga dele, Mariza Paula Barbosa. O material ficou exposto até 2002, no Museu Histórico de Surubim, porém a falta de incentivo da população e dos órgãos públicos fez com que a casa fechasse as portas. 

Em menos de um mês, o museu recebeu duas doações consideráveis, coisa que nunca tinha acontecido antes. A primeira ocorreu no último dia 13 de julho, quando 74 peças do Mestre Sólon foram doadas pela filha do artista, Marly Sarandão. O acervo do museu ainda não contava com peças confeccionadas por José Petrolino.

Quem faz o Tiridá está em êxtase. “Estou vivendo em estado de glória, duas doações enormes em pouco tempo. Isso é resultado de muito trabalho em equipe”, afirmou o diretor do museu, Luciano Borges.

José Petronilo Dutra nasceu em Lagoa Nova (Surubim), em Pernambuco, e seus principais trabalhos são: Benedito, Cabo 70, Professor Tiridá, João Redondo. Seus espetáculos eram cantados e dançados, com uma influência muito forte do pastoril. Ele faleceu em 1995.

Visitação

O Museu do Mamulengo - Espaço Tiridá funciona na rua São Bento, 322, no bairro do Varadouro, em Olinda. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada custa R$2. 

Últimas notícias