AMECICLO

Ativistas protestam após atropelamento de ciclista na Zona Norte

A vítima foi atingida por um veículo enquanto pedalava pela ciclofaixa da Estrada do Encanamento, na última sexta-feira (10)

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 15/11/2017 às 17:03
Foto: Amanda Rainheri/ JC
A vítima foi atingida por um veículo enquanto pedalava pela ciclofaixa da Estrada do Encanamento, na última sexta-feira (10) - FOTO: Foto: Amanda Rainheri/ JC
Leitura:

Cicloativistas realizaram protesto na tarde desta quarta-feira (15) na Estrada do Encanamento, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. A mobilização aconteceu cinco dias após uma ciclista ter sido atropelada enquanto pedalava pela ciclofaixa. Com faixas, eles pediram respeito e cobraram atitudes do poder público.

"A Estrada do Encanamento tem duas faixas de rolamento. A primeira tem 3 metros e a segunda 3,34. O Manual de Sinalização do Denatran prevê que o mínimo seja de 2,7 metros. Enquanto sobra espaço para os veículos, a ciclofaixa, que deveria ter 1,5 metro, tem 1,34 no ponto do acidente e chega a ter 1,08 em outros trechos", destacou Victor Senna, coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas de Pernambuco (Ameciclo), organizadora do ato.

A também coordenadora da Ameciclo Lígia Lima saiu de casa na última sexta-feira (10) para encontrar um grupo de amigos, quando foi atropelada por um veículo na ciclofaixa. Um vídeo gravado pela câmera de um veículo registrou o atropelamento. Nas imagens, é possível ver um carro estacionado em cima da calçada. Quando o sinal abre, pela luz do farol, percebe-se que o motorista utiliza a faixa destinada a pedestres para se deslocar. Em seguida, atinge a ciclista, que cai com a cabeça na faixa de rolamento dos veículos.

"Eu tive sorte, porque o carro que vinha por essa faixa estava em baixa velocidade. Caso contrário, teria me atingindo e eu não estaria nem aqui para contar a história. Se a faixa tivesse o tamanho adequado, não teria evitado o acidente, mas, pelo menos eu não caria com a cabeça na faixa dos carros. O sentimento que fica é de medo e revolta", relata a vítima.

 Confira o vídeo do acidente:

Últimas notícias