DIREITOS HUMANOS

Reeducandos de Petrolina reforçam trabalho de doação de alimentos

Eles ficam responsáveis pela seleção e carregamento dos caminhões, doação e descarga dos produtos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/04/2018 às 16:26
Foto: Divulgação
Eles ficam responsáveis pela seleção e carregamento dos caminhões, doação e descarga dos produtos - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Os reeducandos do regime aberto e livramento condicional, atendidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Patronato Penitenciário de Petrolina, no sertão do estado, trabalham há oito meses no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PPA), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município.

A iniciativa é resultado de um convênio do Governo de Pernambuco com a Prefeitura de Petrolina. O PAA consiste na compra de alimentos produzidos por 308 agricultores familiares e doação simultânea para 41 entidades. Os reeducandos ficam responsáveis pela seleção e carregamento dos caminhões, doação e descarga dos produtos. O depósito fica na BR 428, nº 255, Vila Débora.

Entre as entidades visitadas por eles, estão: Centros de Referência de Ação Social (CRAS), Centro de Idosos, Casa de Passagem, Cadeia Feminina e Restaurante Popular. “A oportunidade ainda é a chave da ressocialização. Investir na empregabilidade dos reeducandos também é fomentar a segurança pública, tendo em vista a diminuição evidente da reincidência criminal daqueles que conseguem se reinserir no mercado de trabalho”, pontuou o secretário Pedro Eurico.

A reinserção no mercado

M. B. cumpre o regime aberto e trabalha na entrega de frutas, verduras e outros produtos às instituições. “O serviço é muito importante, porque estamos ajudando crianças, idosos, dependentes químicos. É uma forma de retornarmos a sociedade”, ressalta.

De acordo com o diretor de Segurança Alimentar, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Fausto Alencar Nunes, o trabalho dos reeducandos merece elogios: “Dois deles dão expediente no galpão, e os outros dois saem no caminhão para fazer as entregas. O convívio com eles é muito harmonioso”.

Pelo trabalho, os reeducandos recebem o salário mínimo, alimentação e vale-transporte. O aproveitamento da mão de obra reeducanda pela Prefeitura de Petrolina não se resume a SDSDH, a Secretaria de Urbanismo também tem no seu quadro  de funcionários, outros 21 que atuam na capinação, varrição, pintura de meio-fio e remoção de material de podas.

Últimas notícias