Aniversário

Comemorando 87 anos, Homem da Meia Noite subirá Morro da Conceição

Gigante sobe o Morro da Conceição, neste sábado (02) às 16h tarde, para celebrar seus 87 anos de vida

Thiago Cabral
Cadastrado por
Thiago Cabral
Publicado em 02/02/2019 às 10:28
Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
Gigante sobe o Morro da Conceição, neste sábado (02) às 16h tarde, para celebrar seus 87 anos de vida - FOTO: Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
Leitura:

A efervescência do calunga mais amado do planeta sobe o Morro da Conceição neste sábado para comemorar seus 87 anos de vida. Com muito frevo, ciranda e quadrilhas, o Homem da Meia Noite encantará pela primeira vez as ruas de um morro na Zona Norte do Recife, com início previsto para as 16h no Largo Dom Luiz. Como já é de costume na festa de aniversário, o gigante receberá o figurino que usará durante o Carnaval. Este ano a fantasia é inspirada no tema “A Voz do Morro” e foi desenvolvida após reunir relatos de moradores de várias comunidades do Recife e de Olinda. 

Esta será a última aparição do Homem da Meia Noite antes do desfile oficial, no Sábado de Zé Pereira, dia 2 de março. Até lá, a fantasia novaé um segredo guardado a sete chaves. A vestimenta começou a ser idealizada em fevereiro do ano passado, e será entregue simbolicamente hoje na Praça da Conceição, no Morro, após o cortejo. Foi feita por três mulheres, jovens estilistas. 

Uma das idealizadoras da fantasia, a educadora social e estilista Rafaela Mendes, 31, tem seu amor pelo Homem da Meia Noite tatuado na pele. Moradora do bairro Carmo, em Olinda, contou que parte do processo criativo do traje de 2019 foi ouvir a população durante a entrega das estatuetas do calunga nos morros da Cidade Patrimônio Histórico e Cultural. As réplicas do boneco estão em seis pontos diferentes: no Alto do Monte, no Alto da Sé, em frente à sede da prefeitura, no Carmo, no Bonsucesso e em Xambá. “O que é que essas pessoas estão falando? O que estão dizendo, e o que querem dizer? Colocamos todas as falas num painel de ideias e nos norteamos por isso”, relatou.

Outra integrante da equipe da fantasia, Maria Alice Lima, 23, nunca se imaginou representando no Carnaval o lugar onde mora desde que nasceu, o Alto do Monte. “Quando recebi a proposta foi uma emoção e uma responsabilidade. Envolveu misticismo, encanto e ao mesmo tempo algum medo”, observou, lembrando o impacto que o boneco de 3,5 metros de altura causa nas pessoas. Já a moradora de Xambá há 10 anos, e também estilista do projeto, Jéssica Silva, 25, tentou trazer para o figurino o que sentiu em sua vida como praticante do candomblé. “Para mim, está sendo muito gratificante. Quero que as pessoas se sintam representadas como estamos nos sentindo”, destacou.

Para um dos homenageados do Homem da Meia Noite, o músico e percussionista Lucas dos Prazeres, 35, morador do Morro da Conceição até os 25 anos, está sendo uma honra os altos da Zona Norte serem agraciados com a magia e misticismo que o boneco desperta. “É um marco na minha vida, porque além do Homem ser celebrado internacionalmente, nós da comunidade negra acreditarmos na figura da calunga como um ser encantado e sagrado, o Homem da Meia Noite é um gigante que faz as pessoas se conectarem com essa energia”, ressaltou.

O grupo se concentra às 16h no Largo Dom Luiz. De lá, sai puxado pelo Bloco Afro Raízes de Quilombo, formado por crianças e adolescentes do Morro da Conceição. Chegando no alto, será recepcionado pela Banda do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que irá cantar Parabéns pra você, com direito a bolo e tudo. A festa ainda terá a presença dos outros dois homenageados Lia de Itamaracá, 75, e a Banda Patusco, que arrasta multidões desde 1962.

Hemope quer sangue para reforçar estoque

A Fundação Hemope convoca a população a reforçar o estoque de sangue para os dias de Momo, a partir das 8h30 da próxima terça-feira (5). Com o mote Viva o Carnaval e acerte na solidariedade, a campanha conta com a participação dos homenageados da festa no Recife - os sambistas Belo Xis e Gerlane Lops – o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti e o bloco lírico carnavalesco O Bonde. A banda da Polícia Militar, o Clube de Máscaras do Galo da Madrugada e os passistas do Renascer do Coque também se apresentam. A expectativa do hemocentro é aumentar o número de doações em 20%.

Bloco das Flores vai para a Madre de Deus

O projeto Música na Igreja, que leva concertos e apresentações para templos centenários do Recife, também entrou no clima de Carnaval. O Coral e a Orquestra de Pau e Cordas do Bloco das Flores animam o domingo (3) na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo. A agremiação promete uma apresentação, com direito a flabelo e tudo, de marchinhas que marcaram a história do bloco e a presença do Maestro Macaíba. “Preparamos um repertório mais tranquilo, por ser dentro da igreja, como o hino Marcha da Folia, de 1924, e o Regresso, que antigamente era chamado de marcha de recolher”, adianta a colaboradora do bloco Jane Emirce.

Paço do Frevo oferece oficinas e brincadeiras

Oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras fazem parte do projeto Frevência – vivências existenciais com o frevo para todas as idades e acontecem até amanhã no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Na terça-feira, as atividades serão retomadas com o objetivo de aproximar o visitante do frevo. Na programação, a performance Sentir-Ferver, dos educadores Sibeli Carvalho, Bruno Leon e Rudah Colaço e o lançamento do percurso Recife, Cidade Lendária”, que apresenta uma geografia afetiva do Recife construída a partir das letras dos frevos e história das agremiações. Valor do ingresso inclui as vivências.

Últimas notícias