SEI

Inaugurado há dois anos, TI Cosme e Damião inicia operação com apenas duas linhas

Com o início da operação, algumas linhas de ônibus que atendem à comunidade local atualmente sofrerão mudanças

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 02/06/2016 às 9:42
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Com o início da operação, algumas linhas de ônibus que atendem à comunidade local atualmente sofrerão mudanças - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Inaugurado há quase dois anos e funcionando apenas em dias excepcionais, o Terminal Integrado Cosme e Damião, no bairro Loteamento Santos Cosme e Damião, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), começa a operação diária a partir deste sábado (4) e com apenas duas linhas. Foram gastos R$ 20 milhões para a construção do equipamento e, em 2015, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) chegou a emitir um alerta à Secretaria das Cidades por causa da falta de uso do terminal, que só acontecia em dias de jogos na Arena Pernambuco. 

Com o início da operação, algumas linhas de ônibus que atendem à comunidade local atualmente sofrerão mudanças. A linha "2489 -  Bairro dos Estados/TI Caxangá" será extinta e substituída pela linha "2456 – TI Cosme e Damião (Circular)", atendendo às comunidades de Viana e Santo Antônio. Já a linha "2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião", passa a se chamar "2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá", possuindo dois itinerários: um pela Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, e o outro atendendo o Bairro dos Estados.

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) informou que o terminal vai realizar 127 viagens diárias, com 10 veículos em viagens com intervalos de 10 a 25 minutos. As duas linhas do terminal vão operar com a tarifa A (R$ 2,80).

Ainda de acordo com o Grande Recife, a linha 2456 - TI Cosme e Damião (Circular) fará integração temporal coma estação de metrô Camaragibe. Os usuários da linha TI Cosme e Damião/TI Caxangá poderão seguir diretamente para as linhas do BRT Leste/Oeste através da integração temporal com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero: usando uma das modalidades do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM Trabalhador, Estudante e Comum), os passageiros terão até duas horas para embarcar nas estações do BRT sem que uma nova passagem seja descontada. 

O terminal deve atender a uma demanda de 7 mil passageiros e conta com lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.

Ao JC Trânsito, a assessoria de comunicação do Grande Recife informou que, no momento, ainda não há estudos para justificar a criação de novas linhas para o terminal.  

Confira o itinerário completo das novas linhas no SITE do Grande Recife. 

Legado da Copa - O TI Cosme e Damião foi inaugurado no dia 14 de junho de 2014 e era considerado um dos legados imobiliários da Copa do Mundo. No entanto, o equipamento estava sem operação diária desde então e funcionava apenas em dias de jogos na Arena Pernambuco, o que levou o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) a emitir um Alerta de Responsabilização à Secretaria Estadual das Cidades.

Últimas notícias