População na bronca

Obra na Avenida José Rufino gera congestionamento e reclamações de condutores

Motoristas e moradores do local reclamam de engarrafamentos constantes na Avenida José Rufino por conta da obra

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/09/2019 às 16:30
Foto: Felipe Amorim/JC
FOTO: Foto: Felipe Amorim/JC
Leitura:

Cenário de alagamentos constantes, a Avenida Doutor José Rufino, em Areias, Zona Oeste do Recife, voltou a atrair reclamações de quem trafega por lá. Desta vez, o motivo é uma obra da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que vem causando retenções no trânsito do local, segundos motoristas que passam pela via e moradores da região.

A dona de casa Juscia Sampaio, 39 anos, mora a poucas quadras da avenida, em que transita todos os dias para deixar as filhas na escola situada ao lado da avenida. De acordo ela, a obra está provocando transtorno. "Quando eu passo por lá, tem muita poeira, buraco, muito trânsito. O sinal está constantemente apagado. Eu tenho que chegar mais cedo (na escola das filhas), porque se não eu pego engarrafamento. Em um trajeto que eu faria em 5 minutos, faço em 20 ou 25 minutos", reclama.

José Orlando Gonçalves, 33, é motorista particular. Como a profissão exige, ele percorre muitas avenidas do Recife. Porém, ele prefere evitar passar pela José Rufino. "Eu, geralmente, evito passar por ali. Está muito complicado. Só passo se outra via estiver com trânsito pior", explica. Segundo José, a obra vem deixando a qualidade da pista comprometida. "Tem muito buraco, desde o começo. Tem muita água também, até mesmo quando não chove. Teve um dia que nem choveu e estava alagado", relata o motorista.

O que disse a Emlurb

Por meio de nota, a Emlurb informou que o serviço, que teve início em junho, tem como objetivo eliminar um "ponto crítico de alagamento" que existe na via, em um trecho entre antiga fábrica Yolanda até a Rua Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o órgão, o serviço implica na implantação de 390 metros de canaletas. O custo total da obra está orçado em R$ 1.385.989,99.

A obra vai durar até novembro

Ainda segundo a Emlurb, a obra tem previsão de término somente no mês de novembro. A intervenção, de acordo com o órgão, irá beneficiar milhares de pessoas e usuários de 17 linhas de ônibus que trafegam na região.

Ajuda da CTTU

Em relação ao trânsito, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que acompanhará a obra e, "quando necessário, enviará equipes para orientar os condutores". Além disso, o órgão informou que "a Central de Operação de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando o fluxo de veículos nessa via".

Foto: Felipe Amorim/JC
Condutores e moradores da região reclamam de trânsito lento - Foto: Felipe Amorim/JC
Foto: Felipe Amorim/JC
Além do trânsito, os motoristas reclamam de buraco e alagamentos na pista - Foto: Felipe Amorim/JC
Foto: Felipe Amorim/JC
A obra teve início em junho e já dura há quase três meses - Foto: Felipe Amorim/JC
Foto: Felipe Amorim/JC
A previsão é que a obra seja concluída em novembro deste ano - Foto: Felipe Amorim/JC

Últimas notícias