OBRAS

Trecho da José Rufino passará por intervenção para diminuir alagamentos

As obras na avenida fazem parte da Operação Inverno 2019 anunciada pela Prefeitura do Recife nesta terça

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/04/2019 às 11:53
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
As obras na avenida fazem parte da Operação Inverno 2019 anunciada pela Prefeitura do Recife nesta terça - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

Vias consideradas pontos críticos de alagamento receberão obras para evitar alagamentos. As ações fazem parte da Operação Inverno 2019, lançada pela Prefeitura do Recife na manhã desta terça-feira (9). A operação tem como objetivo garantir segurança aos moradores que vivem em áreas de risco e mobilidade urbana para toda a cidade. Para isso, segundo a Prefeitura, serão investidos R$ 81 milhões na realização de obras como eliminação de pontos de alagamentos, contenção de encostas, monitoramento de áreas de risco e implantação de geomanta.

Segundo o secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão,  a Avenida Doutor José Rufino, em Areias, Zona Oeste do Recife, será a primeira das vias a receber obras de manutenção, construção de elementos de drenagem e substituição de tubulações. “Nós já fizemos 74 pontos de alagamentos e estamos fazendo mais nove. Inclusive, um deles vai ser a (Avenida Doutor) José Rufino, no sentido Areias, que é bem conhecido da população. Para essa obra vamos investir 2,5 milhões de recursos próprios da Prefeitura para enfrentar esse problema”, disse Gusmão.

Ainda de acordo com Roberto Gusmão, a Prefeitura espera que as obras sejam concluídas até 2020 e tragam melhores condições para a mobilidade da cidade. “A gente espera que esses nove pontos somados ao 74 já feitos, juntamente com a nova Avenida Conde da Boa Vista, tragam melhores condições de mobilidade para o povo do Recife. Nossa meta, inclusive, é que até o ano de 2020 possamos concluir todas essas obras”, falou o secretário, que disse ainda que após o fim das intervenções na Avenida Doutor José Rufino, a Rua da Concórdia, no Bairro de São José, área central do Recife, receberá obras para erradicar o ponto de alagamento na via, “principalmente pela importância dela para o comércio da cidade.”

Foi apresentada ainda a execução de 29 obras de contenção de encostas e realização de 12 simulados para a preparação contra desastres em áreas de risco, além de novidades no Programa Parceria. A Operação Inverno 2019 é uma ação conjunta de 11 secretarias e órgãos municipais.

Para 2019, a Secretaria de Defesa Civil planeja disponibilizar 500 profissionais nas áreas de vistoria, engenharia, mobilização, apoio, monitoramento e acompanhamento social às famílias. A meta é colocar 3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de riscos, além da colocação de geomantas em 20 localidades consideradas prioritárias.

Com o objetivo de monitorar e acompanhar áreas de risco, será implantado um sistema online para auxiliar servidores da Defesa Civil que usarão tablets para fazer o mapeamento das 74 mil localidades que serão visitadas durante a Operação Inverno 2019. Nessas áreas, escolas públicas receberão ações educativas para levar os estudantes a perceberem os problemas causados pela ação humana ou por agentes ambientais.

No Programa Parceria, em que a Prefeitura fornece assistência técnica e materiais de construção e, em contrapartida, a comunidade oferece a mão de obra, serão realizadas 448 obras, como construção e reparação de escadarias e canaletas, calçamento de ruas e vielas, construção de caixas de água e restauração de tela argamassada. Neste ano, cerca de 50 ações serão realizadas em áreas planas da cidade.

Segundo a Prefeitura, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai ficar responsável pela limpeza, manutenção e retirada de entulhos de 99 canais da cidade. Para o serviço, a Emlurb vai empregar 3.500 profissionais de diversas qualificações como engenheiros civis, técnicos, agrônomos, motoristas, garis e operadores de equipamentos pesados.

 Mobilidade urbana

Já a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) intensificará os trabalhos para evitar possíveis transtornos causados pelas chuvas na cidade. Para tanto, 250 agentes de trânsito e 140 orientadores estarão nas ruas. Ainda de acordo com a Prefeitura, serão implantados cerca de 45 semáforos com de refletores LED.

Últimas notícias