FAV

Emergência do Altino Ventura tem atendimento interrompido após queda de árvore

Altino Ventura é a única emergência oftalmológica pública de Pernambuco e tem 660 atendimentos diários. Direção afirma que já havia alertado prefeitura para risco de queda de árvore

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/10/2017 às 12:35
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Altino Ventura é a única emergência oftalmológica pública de Pernambuco e tem 660 atendimentos diários. Direção afirma que já havia alertado prefeitura para risco de queda de árvore - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Pacientes que precisam de atendimento na Emergência 24 horas da Fundação Altino Ventura (FAV), na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, enfrentam transtornos neste final de semana. A unidade está fechada por tempo indeterminado depois que o prédio foi atingido por uma árvore centenária que não resistiu aos fortes ventos da noite deste sábado (21) e caiu sob o teto do local. A unidade de saúde confirmou que já havia alertado a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) sobre os riscos da falta de manutenção da planta.

Única emergência oftalmológica pública de Pernambuco, a FAV realiza uma média de 660 atendimentos diariamente, que estão sendo interrompidos devido à queda. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, após a queda da árvore, bombeiros, técnicos da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e da Defesa Civil foram acionados para realizar o procedimento de remoção da árvore.

A instituição explicou que, antes da queda, já havia acionado a PCR para resolver o problema. "Ciente desse risco, a administração da FAV vem, nos últimos meses, enviando ofícios à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), nos quais solicita ao órgão, vinculado à Prefeitura do Recife, a podagem ou retirada da árvore", afirmou a FAV por meio de nota à imprensa. A instituição alertou ainda que uma outra árvore, plantada na Rua do Progresso, onde funciona um anexo da FAV, também corre o risco de cair "a qualquer momento".

Sem previsão para retomar as atividades normais

A direção da FAV aguarda o laudo da defesa civil para a retomada do funcionamento na unidade. O problema é que, segundo a FAV, a defesa civil só pode concluir a perícia quando a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) remover a árvore do local o que, até o início da tarde deste domingo (22), mais de 12h depois do registro da ocorrência, ainda não foi feito.

Alternativa

Para tentar diminuir os transtornos, a direção da FAV providenciou um sistema de triagem na unidade que fica na Rua do Progresso, número 120, também na Boa Vista, para atender os casos considerados mais urgentes. A Fundação afirmou que aguarda as providências.

De acordo com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a retirada da árvore, que é de grande porte, deve ser concluída ainda neste domingo. Segundo o órgão, a rua da Soledade já estava na programação de podas, e deve receber o serviço já no próximo domingo. Sobre o que teria levado a árvore a tombar, a Emlurb acredita que a causa maior teria sido ventos fortes que atingiram a região durante a noite e madrugada.

 

Últimas notícias