investigação preliminar

Corregedoria da SDS investiga morte de jovem em festa na Zona Sul do Recife

Parentes e amigos afirmam que o jovem morreu vítima de um tiro no coração disparado por um policial militar. A Polícia Militar nega

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/01/2020 às 21:09
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Parentes e amigos afirmam que o jovem morreu vítima de um tiro no coração disparado por um policial militar. A Polícia Militar nega - FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou nesta terça-feira (14) que abriu uma investigação preliminar para apurar os fatos ocorridos na festa onde William da Silva Melo, 19 anos, foi morto, no Ibura, Zona Sul do Recife, nesse domingo (12). Parentes e amigos afirmam que o jovem morreu vítima de um tiro no coração disparado por um policial militar. A Polícia Militar nega. Um ato em memória de William está marcado para esta quarta-feira (15), na Ladeira da Cohab.

“A Corregedoria-Geral da SDS informa que abriu uma investigação preliminar para apurar os fatos ocorridos durante um baile funk na madrugada do último domingo, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Em caso de elementos suficientes, a Corregedoria pode instaurar Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) ou sindicância”, diz a nota da SDS.

A confusão que resultou na morte de William ocorreu por volta das 2h30, de acordo com testemunhas. Um primo dele, que estava no local e prefere não se identificar com medo da polícia, contou que eles já estavam indo para casa.  “A gente estava na praça. No fim da rua, chegou um PM que abordou um homem em uma moto. Começou a dar chute nele. Aí algumas pessoas gritaram, reclamaram com o policial, começaram a dizer coisas com ele”, relatou a testemunha. “O PM se virou, mirou e atirou. Infelizmente William tinha ido ver. O tiro acertou o peito dele na hora”, disse o primo da vítima.

Ainda conforme testemunhas, houve tumulto e muitos jovens fugiram pelos becos da UR-1. Dois vídeos divulgados em redes sociais mostram a correria. “A polícia não prestou socorro, foi negligente e irresponsável. Além de terem atingido meu sobrinho, dificultaram o socorro. Os amigos dele tiveram que interditar a rua para conseguir parar um carro e levá-lo à policlínica, mas ele não resistiu”, afirmou uma tia de William, que se identificou apenas como Patrícia.

A Polícia Militar informou que foi averiguar a denúncia de uma briga entre grupos rivais e quando chegou ao local William já estava baleado.

Leia a nota da Polícia Militar sobre o caso

A Polícia Militar informa que, segundo apuração inicial feita junto à equipe de policiais deslocada para a ocorrência, e que não estava presente, no momento da confusão que vitimou um homem, no domingo, no Ibura. O efetivo, integrante do 19º BPM, participava, no bairro, da Operação Bar Seguro (que envolve a PM, Bombeiros e órgãos municipais), quando recebeu denúncia de que estava havendo uma briga, possivelmente, entre grupos rivais no local. Foi feito o deslocamento, mas os policiais encontraram a vítima já baleada, dentro de um carro particular que lhe prestava socorro. A viatura fez o acompanhamento em apoio para agilizar a transferência do rapaz para a Policlínica do bairro, enquanto outros militares permaneceram no local do crime aguardando a chegada da Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação do caso, identificando as circunstâncias e a autoria do crime. Além de prematura, é irresponsável qualquer suposição ou acusação de autoria do disparo ou omissão de socorro, e inverídica qualquer semelhança com a situação apontada num fato, no Estado de São Paulo, onde temos na região em tela (Ibura e Cohab) redução de 43 % de CVLI (comparativo do ano de 2019 em relação ao ano de 2018 ), como também redução de 22% de CVP, no mesmo período.

A Polícia Civil informou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou inquérito para investigar o caso.

Leia a nota da Polícia Civil sobre o caso

A Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando o homicídio que vitimou um jovem de 19 anos de idade. O fato aconteceu na madrugada do dia 12/01/2020, no bairro do Ibura, no Recife. Foi instaurado inquérito policial, pelo DHPP, para investigar o caso, as circunstâncias em que ocorreu e identificar o autor do disparo. Por enquanto, é prematuro fazer qualquer conclusão até que sejam colhidos depoimentos e realizadas diligências, além do trabalho de perícia criminal. Informações serão dadas pela Polícia Civil assim que as investigações sejam finalizadas.

Parentes e amigos de jovem morto organizam ato no Ibura

Familiares e amigos de William participam nesta quarta-feira (15) de um protesto em memória do jovem, na Ladeira da Cohab, também na Zona Sul do Recife. "Familiares e amigos convocam todos para o grande ato em memória de William e todas as vítimas da truculência policial que acomete a juventude do bairro do Ibura", diz uma imagem que circula pelas redes sociais, convocando para a manifestação.

"Vamos nos concentrar entre 5h30 e 6h e fechar a ladeira. Queremos justiça!", afirmou uma tia de William, identificada como Patrícia. O grupo pretende fechar a via por volta das 6h30.

Jovem morto em festa no Ibura foi sepultado sob comoção

O corpo de William foi enterrado nesta terça-feira (14), às 10h, no Cemitério Vale da Saudade, em Igarassu, Grande Recife, sob forte comoção. 

Inconformados com a morte do rapaz, parentes e amigos dele relembraram últimos momentos com William. “A gente passou o dia todo na piscina, curtindo, se divertindo. Ele disse para mim que ia dormir, eu falei com ele, dei tchau e ele disse que ia para casa. Depois já chegou a notícia que ele estava na UR-1, que estava rolando uma festa, não foi um baile funk, foi uma festa, uma gravação de um clipe que estava rolando lá e por isso juntou aquela multidão. A polícia já chegou atirando, sem querer saber de ninguém, com bala de borracha, bomba de gás, com tudo. Quem chegou com tumulto lá realmente foi a polícia”, contou Jairiz Gomes, mãe do jovem.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe) em

O rapaz havia concluído o curso de mecânica de veículos em dezembro e estava na expectativa de começar a trabalhar numa oficina este mês.

Últimas notícias