Saúde

Crianças com síndrome congênita do zika recebem atendimento em Caruaru

Ortopedistas e gastroenterologistas devem acompanhar cerca de cem crianças

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 04/01/2017 às 11:26
Ashlley Melo/JC Imagem
Ortopedistas e gastroenterologistas devem acompanhar cerca de cem crianças - FOTO: Ashlley Melo/JC Imagem
Leitura:

Em parceria com o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta quarta-feira (4/1), mutirão de atendimentos de ortopedia e gastroenterologia para cerca de cem crianças diagnosticadas com síndrome congênita do zika e microcefalia. A ação vai até as 17h.

Todas as crianças que serão atendidas já possuem o encaminhamento para essas especialidades e tiveram suas consultas agendadas pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres), por meio de articulação junto com os municípios, que fazem parta 2ª Macrorregião de Saúde, com sede em Caruaru, e da 3ª Macrorregional, com sede em Serra Talhada, no Sertão do Estado.

“A consulta com o gastro e o ortopedista tem sido uma das principais solicitações que a SES tem recebido das famílias de crianças com a síndrome congênita do zika, durante os encontros que temos realizados, rotineiramente, com as representantes das famílias”, explica a coordenadora do Núcleo de Apoios às Famílias de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika da SES, Laura Patriota.

Ainda durante a mobilização, as crianças poderão contar com atendimentos com pediatras e neuropediatras. Além disso, profissionais de fonoaudiologia, nutrição e psicologia também estarão disponíveis para prestar os atendimentos necessários. Para os casos que forem solicitados, ainda serão disponibilizados exames de raio-X e tomografia.

APOIO

Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu, em maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. Formado por uma equipe de 13  assistentes regionais distribuídos nas 12 Regionais da Saúde, um assistente e um coordenador no Nível Central, é responsável por monitorar e acompanhar, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.

Assim, faz parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Defesa Social, INSS, Programa Mãe Coruja, União de Mãe de Anjos (UMA) e, em especial, com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborando estratégias para atender as famílias e buscando soluções para as problemáticas já existentes. Quinzenalmente, promove reuniões com esses grupos, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades e aperfeiçoar o próprio atendimento da rede estadual de saúde.

Últimas notícias