HIV

Manifestantes protestam por políticas públicas para soropositivos

Uma vigília em frente à Câmara Municipal do Recife lembrou os 600 mortos em decorrência de Aids em Pernambuco no ano de 2015

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 19/05/2017 às 17:51
Foto: Amanda Rainheri/ JC
Uma vigília em frente à Câmara Municipal do Recife lembrou os 600 mortos em decorrência de Aids em Pernambuco no ano de 2015 - FOTO: Foto: Amanda Rainheri/ JC
Leitura:

Nesta sexta-feira (19), dezenas de portadores de HIV foram às ruas do Centro do Recife para protestar por políticas públicas durante o 12º Candlelight, evento mundial com objetivo dar visibilidade aos soropositivos, que acontece há 11 anos na capital pernambucana.

Uma vigília em frente à Câmara Municipal do Recife lembrou os 600 mortos em decorrência de Aids em Pernambuco no ano de 2015. De lá, manifestantes seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo Estadual, para realizar a entrega de um documento com reivindicações.

Entre as denúncias estão a entrega de antirretrovirais vencidos, falta de acesso gratuito aos medicamentos para doenças oportunistas, número insuficiente de leitos nos hospitais de referência, má qualidade da assistência durante pré-natal para mulheres soropositivas e demora para realização e recebimento dos exames CD4 e Carga Viral.

QUALIDADE DE VIDA

Para o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, as ações de prevenção não estão acontecendo, nem de acolhimento às pessoas soropositivas e muito menos o tratamento adequado. “Os medicamentos continuam a faltar nas farmácias e serviços. E enquanto isso as pessoas pobres continuam morrendo. É por isso que estamos nas ruas em busca da qualidade de vida e na perspectiva da prevenção, acolhimento e da melhoria no tratamento”, desabafou.

Últimas notícias