VÍRUS

Pernambuco descarta cinco casos e investiga outras cinco suspeitas de coronavírus

Dos cinco casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e um segue internado

Amanda Azevedo e Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Azevedo e Amanda Rainheri
Publicado em 28/02/2020 às 18:09
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Dos cinco casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e um segue internado - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atualizou, na tarde desta sexta-feira (29), o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. Desde terça-feira (25), foram dez notificações. Cinco foram descartadas e outras cinco permanecem sob investigação.

» Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil aumenta para 182

» OMS eleva grau de risco de disseminação do coronavírus para muito alto

» Ministério da Saúde lança campanha com orientações sobre coronavírus nas redes sociais

» Prefeitura do Recife presta queixa contra internauta que divulgou fake news sobre coronavírus na cidade

Todos os casos descartados já receberam alta. Dos cinco casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e um segue internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife.

"Os cinco casos que ainda estão em monitoramento passam bem. O único que estava na UTI foi transferido para a enfermaria. Ele é o único que está internado no Oswaldo Cruz porque tem um quadro de pneumonia, mas está evoluindo bem. Os demais estão em isolamento domiciliar, estavam bem do ponto de vista clínico e podem ser acompanhando pelas equipes de vigilância em seus domicílios", explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Os pacientes sob monitoramento em Pernambuco

1 - Mulher, 30 anos, moradora do Recife com viagem para Itália. Chegou nessa quinta-feira (27). Apresentou febre, tosse, dor de cabeça, coriza e fraqueza.

2 - Homem, 36 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália. Chegou nessa quinta-feira (27). Notificado nessa quinta-feira (27). Apresentou febre, tosse, dor de cabeça e fraqueza.

3 - Homem, 32 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália. Chegou nessa segunda-feira (24). Notificado nessa quinta-feira (27). Apresentou febre, dor de garganta e coriza.

4 - Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes com histórico de viagem para Itália. Chegou no dia 17 de fevereiro. Caso notificado nessa quinta-feira (27). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e cefaleia.

5- Homem, 37 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália. Chegou no dia 20 de fevereiro. Caso notificado nessa quinta-feira (27). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Os casos descartados

1 - Homem, 41 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália e França. Chegou no dia 12 de fevereiro. Notificado nessa quarta-feira (26). Apresentou febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal. Exame deu positivo para influenza B. Já recebeu alta.

2 - Mulher, 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem para Itália. Chegou nessa terça-feira (25), quando o caso foi notificado. Os exames deram negativo para mais de 10 vírus, incluindo o covid-19, o novo coronavírus. Apresentou febre, tosse e dor de garganta e recebeu alta nesta sexta-feira (28)

3 - Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália. Chegou no dia 14 de fevereiro. Notificação nessa quarta-feira (26). Exame deu positivo para influenza A (H1N1). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Recebeu alta nesta sexta-feira (28).

4 e 5 - Homem, 32 anos, e mulher, 25 anos, moradores do Recife que foram contactantes do homem de 24 anos, residente na Itália. Os dois casos foram notificados nessa quinta-feira (27) após apresentarem sintomas como febre, tosse e dor de garganta.

Brasil tem 182 casos suspeitos do novo coronavírus

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) que realizará uma campanha publicitária para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus. Segundo a pasta, o foco da ação será nos hábitos de higiene e nas precauções sobre contato físico entre as pessoas.

O custo previsto da ação é de R$ 10 milhões e será veiculado em Internet, rádio e televisão. A campanha já começa a ser veiculada nesta sexta-feira (29).

O ministério informou ainda que existem 182 casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil. Até agora, 71 casos já foram descartados e um caso confirmado em São Paulo.

Os registros de casos suspeitos estão concentrados nos estados de São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Santa Catarina (9), Paraná (5), Distrito Federa (5), Goiás (5) e Espírito Santo (2).

O secretário de Vigilância da Saúde do ministério, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a partir da próxima semana a pasta também divulgará os “casos prováveis” para incluir as pessoas que têm contato com casos já confirmados. Segundo Oliveira, nestes casos não será necessária a realização de exames laboratoriais para confirmação da doença, que poderá ser confirmada apenas por critérios clínico-epidemiológico.

Oliveira ressaltou ainda que a melhor estratégia de combate à doença é lavar as mãos e evitar compartilhar objetos pessoais. O secretário destacou ainda que o uso de álcool em gel é uma “boa estratégia”, mas alertou que a população não deve entrar em desespero caso não encontre o produto. “Lavar bem as mãos, as unhas, é suficiente”, disse

Casos de coronavírus pelo mundo

Dados atualizados da Organização Mundial da Saúde apontam para 82.294 casos de coronavírus pelo mundo, deste total são 1.185 novos casos.

Desde o dia 24 deste mês, 16 países são considerados suspeitos: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Cingapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.

Insumos

O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, afirmou que será divulgado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira o resultado da licitação para aquisição de 21 insumos hospitalares. Entre eles, estão dois tipos de máscara (cirúrgica e N95) e aventais (P, M e G) precisaram ter a sistemática de compra fracionada.

Segundo Gabbardo, até 20 empresas poderão ser selecionadas para fornecer, pelo menos, 500 mil unidades de máscara. A preocupação da pasta é evitar a escassez de itens de segurança e de prevenção contra o novo coronavírus no Brasil.

Aplicativo

O ministério trabalha ainda na elaboração de um aplicativo para plataformas móveis em que os cidadãos poderão encontrar Unidades de Saúde mais próximas para o atendimento de casos de coronavírus.

Antes de indicar o hospital, o “Coronavírus SUS” fará perguntas para confirmar se realmente há possibilidade de que o paciente esteja com a doença. O público-alvo do aplicativo são as pessoas que estiveram em algum dos 16 países considerados suspeitos.

O aplicativo também fornecerá dicas de prevenção da doença. Sistema semelhante foi lançado pela pasta na Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, e nos Jogos Olímpicos 2016.

» Coronavírus: veja quando fazer uso de máscaras e álcool em gel

» Entenda as diferenças entre a gripe e a infecção pelo novo coronavírus

» Coronavírus: como é a transmissão, os sintomas e o tratamento

» Veja 6 dicas para se proteger do novo coronavírus

» Suspeita de coronavírus provoca corrida por máscara e álcool em gel no Recife

O que é o novo coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Passo a passo para adequada lavagem das mãos, segundo a Anvisa:

1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se a pia;
2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
3. Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4. Esfregar a palma da mão direita contra a parte de trás da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa;
5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços entre os dedos;
6. Esfregar a parte de trás dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa;
7. Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando-se movimento circular e vice-versa;
8. Friccionar as pontas dos dedos e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa;
9. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa;
10. Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
11. Secar as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha.

Confira o mapa de casos de coronavírus

Últimas notícias