COLECIONISMO

Mamam lança projeto para venda de múltiplos de artistas pernambucanos

Paulo Bruscky, um dos parceiros da iniciativa, também participa com a performance Bomba Atômica - energético para artista

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/09/2015 às 6:45
Marcelo Silveira/Divulgação
Paulo Bruscky, um dos parceiros da iniciativa, também participa com a performance Bomba Atômica - energético para artista - FOTO: Marcelo Silveira/Divulgação
Leitura:

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães lança nesta sexta-feira (18/9), durante mais uma edição do Sexta da Pesada (que ocorre das 16h às 22h), o projeto Múltiplos Mamam. Na estreia são colocadas à venda obras de Paulo Bruscky (que fará uma performance na ocasião, intitulada Bomba Atômica - energético para artista), Daniel Santiago, Gil Vicente, Marcelo Silveira, Márcio Almeida, Martinho Patrício e Paulo Meira. As criações deles ficarão expostas no Aquário Oiticica. 

No mercado de arte, os múltiplos, por fazerem parte de uma tiragem, que pode ser limitada ou não, têm um preço menor que o das obras únicas. Por isso, em muitos casos, as pessoas iniciam suas coleções de arte por eles.

Estimular o colecionismo e facilitar o acesso das pessoas à produção artística local são dois elementos citados como objetivos do projeto. "A gente sempre vê pessoas querendo adquirir obras destes artistas. Com os preços de mercado de obras únicas, nem todo mundo pode comprar", explica a diretora do Mamam, Beth da Matta.

Daniel Santiago, por exemplo, apresentará novos trabalhos, da série Alfabetos, e Gil Vicente levará três trabalhos da série Azul. Marcelo Silveira participa com Capelo (as 60 fotografias, que formam um conjunto de 7,40 m, podem ser exibidas de duas maneiras: em uma caixa grande ou pequena). Paulo Bruscky foi em busca de trabalhos feitos por ele na década de 1980, Remédios Brusckyanos e Classificada, exclusivamente para criar os múltiplos com os quais participa deste projeto.

A faixa de preço das obras que estarão hoje no Mamam vai de R$ 4 a R$ 700. Haverá máquina de cartão de crédito e, em alguns casos, é possível parcelar. Parte do que for arrecadado com as vendas será doado ao museu. 

SEXTA DA PESADA

Realizado periodicamente, o Sexta da Pesada é um evento que leva a gastronomia e a música para o Mamam, com diversos convidados. Desta vez, Beth da Matta fica responsável pela cozinha e o DJ Justino Passos cuida do som.

Últimas notícias