Gastronomia

10 de julho é o Dia da Pizza

No Brasil, só hoje, tudo poderá acabar em pizza

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/07/2017 às 8:00
Foto: Leo Motta/JC Imagem
No Brasil, só hoje, tudo poderá acabar em pizza - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Neste dia 10 de julho, mais do que nunca, tudo acabará em pizza no Brasil. Iguaria muito apreciada em todas as partes do País, dos extremos Roraima ao Rio Grande do Sul, nesta data, obviamente, o prato se fará presente entre os brasileiros para celebrar sua data. E todos, claro, irão comer muita pizza. Qual o sabor que você vai comer hoje?

Comemorado desde 1985 em São Paulo, por iniciativa do então secretário de Turismo do Estado, Caio Luís de Carvalho, que resolveu eleger as 10 melhores pizzas de mussarela e margherita da capital paulista, o Dia da Pizza, desde então, passou a ser celebrado no Brasil por todos no dia 10 de julho.

 

A origem da pizza

Durante a Roma de César, os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal. Posteriormente, a mistura ganhou o nome de piscea, quando um cozinheiro mais curioso resolveu acrescentar ervas e alho à massa. Com o passar dos anos, foram sendo somados outros ingredientes, que hoje são símbolos do prato, como o tradicional molho de tomate. Há quem acredite, no entanto, que a redonda já era consumida muito antes disso, lá com os fenícios, três séculos antes de Cristo.

A pizza no Brasil

Querida entre os brasileiros, a pizza veio parar no País através dos imigrantes italianos. Na década de 1950, o prato era mais facilmente encontrado nas colônias italianas de São Paulo, como no bairro do Brás. Com o passar do tempo, a capital paulista foi abrindo mais 'cantinas' para vender pizza, que ganhava vários tipos de coberturas e recheios.

Últimas notícias