dia da pizza

No Dia Nacional da Pizza, aprenda a fazer a iguaria em casa

Na aula reportagem, elaborada com exclusividade para o JC, a chef Erilene Monteiro ensina quais são os ingredientes, como preparar a massa e dominar o forno

ISABELA VERÍSSIMO
Cadastrado por
ISABELA VERÍSSIMO
Publicado em 10/07/2018 às 8:22
Foto: Divulgação/CEPP
FOTO: Foto: Divulgação/CEPP
Leitura:

A pizza é um tesouro mundialmente conhecido e um modo de vida para a maioria das pessoas. Pessoalmente, a pizza estava lá depois de todo grande evento da escola, nos dias de domingo, na reunião com amigos e até nos momentos de indecisões do que escolher para comer. Em outras palavras, a pizza, por mais que não seja um prato nacional, foi bem acolhida pelos brasileiros.

Ao contrário do que muitos pensam, a pizza não nasceu na Itália. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

 

 

Sabores

De acordo com dados da Associação Nacional de Restaurantes e da Associação Pizzarias Unidas, a campeã em pedidos no Brasil é a pizza de calabresa. Em segundo lugar estão os sabores marguerita e portuguesa, seguidos por frango com catupiry e em quarto lugar, a pizza de mussarela.

E como há também algumas pessoas prefiram não sair de casa para degustar de uma boa massa, o Jornal do Commercio convidou uma das principais chefs dessa ramo para dar algumas dicas do preparo da pizza. Erilene Monteiro é mais que craque no assunto. Ela é mestre pizzaiola e consultora, além de ter ganhado o prêmio de melhor chef em massas italianas, em excelência e qualidade Brasil. A sua escola, que está localizada na Estrada de Belém, em Campo Grande, Região Metropolitana do Recife (RMR), é considerada uma das melhores do Brasil e única no nordeste.

 

 

Na aula reportagem, elaborada com exclusividade para o JC, a chef Erilene Monteiro ensina quais são os ingredientes, como preparar a massa e dominar o forno. Não é preciso ter um modelo aquecido a lenha. Com um pouquinho de técnica, garante a especialista, dá para assar uma pizza ‘no capricho’ até mesmo no fogão doméstico. A seguir, o que você precisa saber sobre os principais elementos da pizza.

Farinha

A variedade para pizza tem maior quantidade de proteínas que compõem o glúten, garantia de massa mais elástica. Segundo a chef, é o cozinheiro que escolhe se prefere uma farinha nacional ou internacional. “Entre as nacionais disponíveis nos mercados, recomendo uma bem famosa em Pernambuco, que é a Bunge", diz Erilene.

Fermento

Para iniciantes, a pizzaiola aconselha a instantânea, mas a biológica também serve. Mais difíceis, as pizzas de fermentação natural devem ser reservadas para aprendizes em estágio avançado.

Molho

Há aqueles que cozinham os tomates, processam os frutos frescos sem pele nem sementes (ou os tomates pelados em lata) e os tempera com sal, azeite e orégano a gosto. Mas Erilene explica que os molhos prontos também irão se encaixar com uma boa pizza. “Graças a tecnologia, temos muitas opções hoje em dia”, conta.

Forno

No fogão doméstico, a temperatura não chega nem perto dos 400ºC do forno a lenha. Portanto, a dica é acender o forno alto com bastante antecedência, no mínimo 1 hora antes.

Fôrma

Para algumas pessoas pode nem fazer a diferença, mas uma boa fôrma terá um papel fundamental no preparo da pizza. Não pode esquecer que ela também deve ser pré aquecida junto com o forno, com 1 hora de antecedência.

Preparo:

A receita a seguir serve para até 4 pizzas individuais:

400 g de farinha de trigo própria para pizza;

240 ml de água;

2 colheres (sobremesa) de azeite;

1 colher (sobremesa) de fermento;

250 g de tomate fresco ou molho a sua escolha;

600 g de queijo mozarela ralada;

Orégano a gosto;

Folhas de manjericão a gosto;

1. A dica é preparar a massa com algumas horas de antecedência. Comece dissolvendo o fermento na água.

2. Em seguida, junte o azeite ao fermento.

3. Aos pouquinhos, vá adicionando a farinha e trabalhe bem a massa, que deve ficar elástica e ao mesmo tempo macia. Lembrando que ela não poderá grudar nas mãos. Forme uma bola e, caso precise, vá adicionando mais farinha.

4. Após esses processos, deixe a bola de massa descansar por cerca de 30 minutos. Logo depois, corte a massa em quatro pedaços e forme novas bolas menores que deverão descansar por mais algumas horas.

5. Quando a massa estiver bem fermentada, que é um dos processos mais importantes, comece a abrir o disco com a ponta dos dedos, sobre uma superfície enfarinhada.

6. Coloque a massa sobre a fôrma já quente e leve ao forno para pré assar por cerca de dois minutos. Cuidado com as bolhas que se formarem, não deverão ser muito grandes.

7. A pizza está quase pronta! Quando retirar do forno, é só incrementar pelo sabor que deseja. Adicione primeiro o molho e coloque de volta no forno agora por um tempo maior, que vai de 3 a 5 minutos, até que as bordas estejam douradinhas.

8. Retire novamente após passar os minutos e acrescente o queijo, orégano e manjericão que vão do seu gosto.

9. Leve de volta para o forno até o momento que o queijo derreta. Depois é só chamar os amigos para curtir a pizza feita por você!

Foto: Divulgação/CEPP
A dica é preparar a massa com algumas horas de antecedência - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
O forno, se for elétrico, precisa ser ligar bem antes do preparo da pizza - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Aos pouquinhos, vá adicionando a farinha e trabalhe bem a massa, que deve ficar elástica e macia - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Quando a massa estiver bem fermentada, comece a abrir o disco com a ponta dos dedos - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Comece a abrir o disco com a ponta dos dedos, sobre uma superfície enfarinhada. - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Monte a pizza com os ingredientes que você desejar - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Coloque a massa sobre a fôrma já quente e leve ao forno para pré assar por cerca de dois minutos - Foto: Divulgação/CEPP
Foto: Divulgação/CEPP
Depois é só chamar os amigos para curtir a pizza feita por você! - Foto: Divulgação/CEPP

 

Onde aprender

Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos (CEPP)

Endereço: Estrada de Belém, 1521 Campo Grande - Recife

Telefone: (81) 9.8563.3671

Email: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/comendadoracheferilene/

Site: https://www.cepizzasepizzaiolos.com.br

Turmas: Para aqueles interessados em se especializar no ramo, o Centro tem data marcada para a próxima turma, dos dias 6 a 10 de agosto. A chef Erilene conta que a escola também está a procura de pessoas com síndrome de down que possuam o interesse em realizar um curso gratuito para se tornar um(a) pizzaiolo(a).

 

 

Últimas notícias