Daniel Furlan fala sobre TV Quase e 'Choque de Cultura'

Com bate-papo marcado para hoje na Bienal Geek, o multifacetado Daniel Furlan conversa sobre funcionamento das produções da TV Quase

Foto: YouTube/Reprodução
Com bate-papo marcado para hoje na Bienal Geek, o multifacetado Daniel Furlan conversa sobre funcionamento das produções da TV Quase - FOTO: Foto: YouTube/Reprodução

Quatro motoristas de van se encontram em um programa para analisar 2001 – Um Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, em que um deles chega a conclusão de que se trata de uma "Guerra nas Estrelas sem Guerra". Essa conversa é só uma das que podem ser vistas pelas produções da TV Quase, canal no YouTube que vem angariando cada vez mais fãs, com um humor pautado em diálogos nonsenses e um timing cômico de destaque na comédia nacional.

A equipe da Quase se divide entre diversos conteúdos, como o Falha de Cobertura, com análises futebolísticas por especialistas não tão especialistas assim, e a animação Irmão do Jorel, veiculada e produzida pela Cartoon Network. Entretanto, é inegável que a produção atual de maior sucesso é o Choque de Cultura, o já citado programa de crítica cinematográfica feito por motoristas de van, ou "transporte alternativo", como preferem.

Com diálogos que conseguem conseguem ser realistas por causa do trabalho de seus intérpretes, ao mesmo tempo absurdo por seus discursos em si, os pilotos tecem análises que se misturam com as narrativas de suas vidas, como conselhos paternais e dicas de trânsito duvidosas, como "você sabe que no cruzamento a preferência é de quem está mais rápido". Muitas vezes soltam frases que fazem o espectador duvidar se aquelas pessoas estão realmente falando sobre a mesma coisa ou até mesmo chegando perto de algo que poderia até ser considerado um bordão, mas conseguindo escapar da artificialidade desses.

Tem talento pra isso

Quem está desde o começo dessa empreitada, quando a Quase ainda era uma revista em quadrinhos, é o multifacetado Daniel Furlan, ator, roteirista, músico, apresentador, entre outras atribuições. Mesmo com milhões de visualizações, Furlan explica que não há todo esse glamour na produção dos conteúdos. "Não temos uma estrutura ou sede. As reuniões e algumas gravações são feitas na minha casa, que não tem estrutura nem pra se viver ali. Eu moro num chroma key, praticamente", revela. Daniel é atuante na Quase tanto na frente quanto por trás das câmeras.

O rosto de Furlan pode ser atribuído a personagens essenciais para os conteúdos, como o piloto Renan do Choque e o Craque Daniel do Falha de Cobertura. Em uma de suas investidas, apresentou O Último Programa do Mundo, veiculado como excêntrico talk show apocalíptico dos últimos dias da MTV enquanto emissora de TV aberta. Ele acredita que o canal auxiliou na formatação dos conteúdos veiculados na internet atualmente. "A internet hoje cumpre a função que a MTV tinha, de se comunicar com um público mais jovem, de experimentar e lançar novos nomes e novos programas sem muito critério, no bom sentido, sem aquela burocracia/hierárquica/pesquisa de mercado/jurídico das grandes emissoras", conta. A atração continua sendo feita para o canal do YouTube

Com tantos conteúdos para produzir, assim como outros projetos de integrantes da equipe, ele admite que há uma certa dificuldade em conciliar agendas, mas afirma que "é só abrir mão da vida pessoal, amorosa e da própria saúde que tudo se encaixa". Daniel ressalta que há programas que exigem menos tempo, como o Falha de Cobertura, escrito/gravado/editado todo no mesmo dia, mas outros como O Último Programa do Mundo "demanda muito mais produção, edição e desgaste físico, mental e principalmente de amizade". Ele conversará com público sobre o Choque de Cultura hoje na Bienal Geek, junto com Raul Chequer e David Benincá.

Questionado sobre as dificuldade de locomoção que os personagens dessa atração possam estar passando com a situação dos combustíveis, ele garante que os pilotos estão se saindo bem, "trabalhando normalmente com uma gasolina caseira feita à base de conhaque e kinder ovo".

Últimas notícias